Chapadão do Sul registrou 210 casos de dengue em uma semana, segundo boletim.
O município de Chapadão do Sul vem vivendo um surto de casos de dengue nos últimos meses, aonde vem crescendo o numero de pessoas que estão procurando atendimento médico.
E segundo no ultimo Boletim Epidemiológico dos casos de dengue na cidade divulgado na tarde desta quarta-feira (04), foram registrado, 210 novos casos em relação ao da semana anterior (veja abaixo os dois boletins).
Em contato com Vigilância Epidemiológico do município eles relataram que estávamos com uma demanda reprimida de exames parados no laboratório lacem por falta de material para analise, e essa semana regularizou por isso todo esse aumento de casos.
Chapadão do Sul registrou neste ano um total de 442 casos confirmados de dengue e infelizmente um servidor público que trabalhava justamente no setor do Controle de Endemias acabou vindo a óbito após contrair dengue.
O município está em primeiro lugar no estado em número de incidências de casos de dengue e em segundo em relação aos casos confirmados, segundo dados do Boletim Estadual da semana passada.
Dengue, Zika e Chikungunya
A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável por transmitir duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya. Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.
Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.
Sintomas
Os principais sintomas da Dengue são: febre alta; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico.
A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Entre as formas de tratamento são recomendados fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos por conta própria.
A hidratação pode ser por via oral (ingestão de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo). O tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso. (Rodson Lima, SES)