Frente fria avança pelo Brasil nesta semana e uma mudança brusca na temperatura é esperada para a terça-feira (3), em Mato Grosso do Sul. De acordo com o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Ernesto Alvin Grammelsbacher, os modelos meteorológicos indicam declínio de temperatura a partir do sul do estado na noite da terça-feira (3) para a quarta-feira (4). A massa de ar frio vai se deslocar rapidamente provocando o declínio da temperatura.
A menor temperatura máxima deverá ocorrer na tarde da quarta-feira (4) e a menor temperatura mínima na madrugada da quinta-feira (5). As temperaturas vão aumentando gradualmente a partir da sexta-feira (6). No decorrer do sábado (7), as temperaturas máximas já voltam a atingir 30 ºC.
Como fica o tempo?
Na terça-feira (3), principalmente à tarde/noite, a frente fria já deve entrar pelo sul e sudoeste do estado causando chuvas e também queda das temperaturas.
Ao longo da quarta-feira (4), à medida que a frente fria avança por Mato Grosso do Sul, as chuvas devem se espalhar para todas as regiões, com maiores acumulados de chuva no centro-sul do Estado. Ainda na quarta-feira (4) devem ocorrer queda das temperaturas mínimas e máximas.
Para a quinta-feira (5) espera-se a ocorrência de baixos valores de temperaturas mínimas, por exemplo, em Ponta Porã são esperados valores entre 9-11ºC, Chapadão do Sul 10-12°, Três Lagoas entre 14/16ºC, Corumbá entre 12/14ºC, Coxim entre 12/14ºC e na Capital valores entre 11/13ºC. Porém não se descartam chuvas de intensidade fraca a moderada na região centro-leste.
Chuvas em MS
Conforme informações do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), entre terça-feira (3) a quinta-feira (5) esperam-se chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Este é um sistema meteorológico típico, que antecede a frente fria, e deve trazer nuvens e chuvas, principalmente nas regiões centro-sul e leste do estado. Durante a passagem da frente fria, são esperados acumulados significativos de chuva, que pontualmente, podem atingir valores acima de 50mm em 24 horas.
*Midiamax – Wendy Tonhati