Portadores de HIV e hepatites passam a fazer exames de carga viral em Costa Rica

A partir desta terça-feira (26), os portadores de HIV e hepatites virais, que precisavam ir até Campo Grande para fazer os exames de carga viral, serão atendidos em Costa Rica.

A mudança promovida pela Governo Municipal tem como objetivo melhorar a assistência aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), ofertando o atendimento ambulatorial local com mais eficiência e praticidade.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes são atendidos pelo médico infectologista do CEM (Centro de Especialidades Médicas) e a coleta será feita em um laboratório da cidade, em seguida o material coletado será encaminhado para o Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul). Até então os pacientes precisavam se deslocar até a Capital para fazer este tipo de coleta.

“É uma mudança necessária tanto para garantir um melhor atendimento aos pacientes nas consultas ambulatoriais além da melhoria dos fluxos, resultando também numa maior economicidade”, justifica o prefeito Cleverson Alves dos Santos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Angela Bezerra