Chapadão do Sul vem passando desde o final mês passado por um surto em casos de dengue na cidade.
Conforme o boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgado nesta quarta-feira (20), Chapadão do Sul é a terceira cidade no Estado com maior numero de casos confirmados de dengue, ainda segundo o boletim a cidade lidera o numero de incidências de casos em relação aos 79 municípios de MS.
A cidade tem confirmado somente neste ano, 181 casos de dengue até esta quarta-feira.
No inicio do mês, a Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde alerta a população sobre o aumento de casos de dengue no município.
A coordenadora do Controle de Endemias de Chapadão do Sul, Keila Gonçalves, ressalta que neste período a população deve redobrar seus cuidados. “É justamente quando cessam as chuvas, que nos depósitos de água parada os mosquitos conseguem se reproduzir com mais facilidade, pois as chuvas não lavam esses depósitos, permanecendo água parada por mais tempo”, finaliza.
Pacientes com a suspeita da doença devem procurar o atendimento na unidade de saúde o mais rápido possível aos primeiros sinais e sintomas: febre, dor no corpo, dor de cabeça, prurido na pele, vermelhidão na pele, vômitos, náuseas, diarreia, para que seja realizado precocemente seu diagnóstico e o tratamento correto, diminuindo assim riscos de complicações advindas da Dengue. Jamais deixe para procurar atendimento apenas no agravamento desses ou outros sintomas, a quaisquer sinais ou sintomas, procure imediatamente o atendimento especializado.
- Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
- Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
- Limpar sempre as calhas dos canos;
- Não jogar lixo em terrenos baldios;
- Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
- Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
- Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
- Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
- Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
- Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;