Contendo 12 volumes de livros de literatura infantil e infanto-juvenil, a sacola literária será distribuída tanto nas Escolas como nos CEI´s (Centros de Educação Infantil) para crianças de Creche I até o 9º ano do ensino fundamental, reforçando a importância da literatura infantil.
“Quando uma criança recebe um livro, automaticamente se criam oportunidades de interação verbal, tornando possível que essas práticas contribuam na formação leitora, tanto na escola, como no lar e pela vida a fora. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo”, destaca a secretária de Educação, Maria Barbosa.
Durante a entrega nas instituições também foram realizadas apresentações culturais, declamação de poesias, rodas de leitura entre outras atividades em alusão à data. As ações estão inseridas no projeto Leitura em Ação, e foram acompanhadas por professores, coordenadores e diretores das instituições.
Conforme o vice-prefeito Roni Cota, a iniciativa amplia a criatividade, o raciocínio e a capacidade de expressão das ideias e sentimentos no cotidiano das crianças e adolescentes e precisa ser incentivado desde cedo. “A sacola literária é uma forma alegre e descontraída de incentivar o gosto pela leitura e pela poesia, proporcionando o contato com o escritor e aproximando as crianças do mundo da literatura”, completa.