Marimbondo-cavalo: conheça o inseto com a picada mais dolorosa do mundo

Marimbondo-cavalo, cavalo-do-cão ou marimbondo caçador. Os apelidos nada simpáticos podem variar, mas todos se referem ao inseto com a picada mais dolorosa do mundo. A ferroada desse tipo de vespa da família Pompilidae, do gênero Pepsis, atinge o grau 4 Escala Schmidt, que mede a intensidade das picadas. Ou seja, o mais alto quando o assunto é estímulo de dor. Apesar de assustador, os seres humanos não precisam se preocupar tanto com possíveis ataques, pois o grande alvo desse inseto geralmente são as aranhas.

Conheça o Marimbondo-cavalo

O marimbondo-cavalo é uma vespa típica em diversas regiões das Américas do Sul, Central e do Norte. Além dessa espécie, o gênero Pepsis conta com mais de 250 tipos de insetos diferentes.

Seu tamanho pode chegar a aproximadamente 5 cm de comprimento, com patas que funcionam como um gancho na hora de prender a vítima. Em um ataque, o ferrão, de quase 1 cm, é praticamente todo cravado no corpo de quem recebeu a picada.

Assim como outros invertebrados, o corpo desta vespa é dividido em cabeça, tórax e abdômen, e conta com um exoesqueleto rígido, pares de patas, asas e antenas. A estrutura corporal é semelhante a de um besouro ou uma abelha, por exemplo.

O que significa o grau 4 na Escala Schmidt?

A Escala Schmidt foi criada pelo entomologista Justin Schmidt para medir a intensidade de dor causada pela picada de alguns insetos. Os níveis variam de 1, para a ferroada menos dolorosa, e vai até 4, considerado o mais alto nível de agonia.

Com base nessa escala, o cavalo-do-cão alcançou o grau 4. A dor é imediata e intensa, podendo paralisar um ser humano adulto de 3 a 5 minutos. Levando em consideração que a ferroada de uma abelha está categorizada no grau mínimo, é possível imaginar o quão dolorosa pode ser a picada desta vespa.

Cavalo-do-cão (Foto: Portal de Zoologia de Pernambuco)
Cavalo-do-cão (Foto: Portal de Zoologia de Pernambuco)

Esses níveis foram estabelecidos de forma curiosa. Ao desenvolver sua pesquisa, um colega de Justin Schmidt, estava estudando 10 dessas vespas, quando foi picado por uma delas. Em seguida, decidiu se deixar ser picado pelas outras para entender melhor o que de fato acontecia.

Depois de algumas ferroadas, a dor foi tão forte que ele desmaiou. Ao se restabelecer, ele contou que a intensidade de agonia é intensa a ponto de impedir o cérebro de funcionar. Ao contrário da dor, o veneno dessa espécie não é tão forte, o que diminui possíveis danos de uma picada.

O marimbondo-cavalo prefere tarântulas

Marimbondo-cavalo prefere atacar tarântulas (Foto:  iStock | Patrick Gijsbers)
Marimbondo-cavalo prefere atacar tarântulas (Foto: iStock | Patrick Gijsbers)

Após entender do que se trata o grau 4 da Escala Schmidt é normal sentir medo de ser picado por um marimbondo-cavalo. Mas a preocupação não precisa ser tão grande, já que o ataque aos humanos só acontece se o inseto se sentir ameaçado. A presa favorita dessa espécie são as aranhas, mais precisamente as tarântulas.

Os apelidos marimbondo-caçador, caçador-de-aranha, come-aranha e caça-aranha já mostram a preferência dessa vespa. Isso acontece porque o abdômen da aranha funciona como recipientes para suas larvas, favorecendo seu desenvolvimento. Apesar de a tarântula ser maior, basta apenas uma ferroada para que seja imobilizada.

 

 

Fonte: Carol Fernandes, Globo Rural