Saúde alerta para o surto de casos de dengue em Chapadão do Sul

A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde vem alertar a população sobre o aumento de casos de dengue em nosso município.

A Secretaria informa a toda população sobre o aumento do número de casos confirmados de Dengue em nosso município. No último boletim epidemiológico, em 10 de março tínhamos apenas 11 casos confirmados da doença. Já nesta terça-feira, 05, 26 dias após, o município já conta com 94 casos confirmados, mostrando um aumento expressivo do número de casos.

 A coordenadora do Controle de Endemias de Chapadão do Sul, Keila Gonçalves, ressalta que neste período a população deve redobrar seus cuidados. “É justamente quando cessam as chuvas, que nos depósitos de água parada os mosquitos conseguem se reproduzir com mais facilidade, pois as chuvas não lavam esses depósitos, permanecendo água parada por mais tempo”, finaliza.

Pacientes com a suspeita da doença devem procurar o atendimento na unidade de saúde o mais rápido possível aos primeiros sinais e sintomas: febre, dor no corpo, dor de cabeça, prurido na pele, vermelhidão na pele, vômitos, náuseas, diarreia, para que seja realizado precocemente seu diagnóstico e o tratamento correto, diminuindo assim riscos de complicações advindas da Dengue.

Jamais deixe para procurar atendimento apenas no agravamento desses ou outros sintomas, a quaisquer sinais ou sintomas, procure imediatamente o atendimento especializado.

No Último Boletim Epidemiológico Estadual, de 23 de março, dados Sinan Online, o município de Chapadão do Sul apresentava 40 casos prováveis da doença, sendo o 12º município com maior incidência da dengue (154,6), considerada média incidência, porém com esse aumento dos números de casos, com certeza no próximo boletim estadual estaremos com alta incidência da doença.

Com os números de casos de dengue aumentando diariamente, a Vigilância Epidemiológica e o Controle de Vetores ressaltam a importância da conscientização por parte da população.

Atualmente, a Secretaria de Saúde vem aplicando o inseticida em nove quarteirões na volta das casas identificadas com larvas e mosquitos da dengue, entretanto apenas isso não basta, é necessário que cada um continue fazendo a sua parte: não deixando nada que possa acumular água parada, não jogando lixos em terrenos baldios e nas ruas da cidade e sempre receber os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias do nosso município.

É imprescindível que a população tenha essa consciência, caso contrário o mosquito não será combatido em Chapadão do Sul.

 

 

*Assessoria de Imprensa