Costa Rica inicia nesta segunda-feira a Campanha de vacinação contra Sarampo e Influenza

Inicia na próxima segunda-feira (4), das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, nas Unidades de Saúde de Costa Rica, a Campanha de vacinação contra Sarampo e Influenza. Nesta primeira etapa, que segue até 30 de abril, serão vacinados trabalhadores da Saúde e idosos de 60 anos acima.

“Nesta primeira fase, os idosos e os profissionais de saúde, principalmente aqueles que atuam na linha de frente, precisarão tomar a vacina contra gripe. É importante que na segunda etapa os pais fiquem atentos e levem as crianças para se vacinarem”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Jesus Baird.

O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças menores de um ano de idade.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.

Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Para vacinar é necessário apresentar Carteira de Vacinação e Cartão do SUS (Sistema único de Saúde).

2ª etapa

Já na 2ª etapa da campanha, que ocorre de 2 de maio a 3 de junho, serão vacinadas contra o Sarampo as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças desta faixa etária.

Recebem a vacina contra Influenza, as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; professores; pessoas com comorbidades (risco clínico); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, de passageiros, urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.

Na categoria do risco clínico, é obrigatório à apresentação da prescrição médica durante a campanha. Confira abaixo as categorias de risco clínico/comorbidades:
•             Doença Respiratória Crônica;
•             Doença Cardíaca Crônica;
•             Doença Renal Crônica;
•             Doença Hepática Crônica;
•             Doença Neurológica Crônica;
•             Diabetes;
•             Imunossupressão;
•             Obesos (obesidade Grau III);
•             Transplantados;
•             Portadores de Trissomias (Síndrome de Down e outras trissomias)

Fonte: Assessoria de Comunicação –  Angela Bezerra