Dia de Campo em Alcinópolis teve presença maciça de produtores rurais

Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento em parceria com a Fundação Chapadão, promoveram neste dia 23 o Dia de Campo Integração Lavoura Pecuária, com um campo de experimento com 58 variedades de soja.

O Evento despertou vários produtores rurais da região que compareceram ao Dia de Campo, para acompanhar e verificar os resultados da soja, em uma nova fronteira agrícola, que tem amplas áreas com capacidade de ala produção de soja e posteriormente melhorar a pastagem.

O anfitrião da festa, o prefeito municipal Dalmy Crisóstomo esta bastante otimista com os resultados até agora obtidos, com plantio em solo arenoso com 10% de argila e que a algumas variedades já desponta para uma produção acima de 50 sacas, na parte baixa do município, onde hoje a atividade econômica gira em torno quase exclusivamente da pecuária.

O evento também teve a presença de duas sementeiras da região a Ipiranga e a Germinex, além de representantes de maquinas e implementos agrícolas .

A integração lavoura-pecuária surge como uma oportunidade de produção e renda para o produtor rural. O projeto foi iniciado em 2019, onde foi plantado 05 variedades. No ano de 2020, 25 variedades foram plantadas na propriedade e já no final de 2021, 58 variedades foram plantadas na área experimental.

A safra 20/21 trouxe um resultado que superou as expectativas, uma variedade resultou em 40 sacas por hectare deixando marcado de vez a aptidão de Alcinópolis para o plantio da soja, além do que já conhecemos na região alta do Taquari.

A colheita desse ano já gera altas expectativas e a certeza de que novos tempos para o agro de Alcinópolis já começou.

Bruna Barbosa, Secretária de Desenvolvimento agradeceu a todos os presentes no Dia de Campo e enfatizou que o Projeto está no terceiro ano e vem trazendo resultados positivos. Finalizou agradecendo a todos os envolvidos no Projeto.

Ilton Henrichsen, Presidente da Fundação Chapadão, no uso da palavra, falou que a soja em Alcinópolis não veio para tirar o espaço da pecuária e sim para agregar, pois a integração lavoura-pecuária, aumenta a qualidade do solo, fazendo com que na época da estiagem, o pasto continue verde. Ainda fez um alerta aos produtores rurais que tem interesse no plantio da soja para que não façam uso do Picloran e não comece o plantio de soja na fazenda toda, que comece com 10-15% da propriedade para que vai pegando o jeito da integração e não corra risco financeiro. Ilton finalizou afirmando que é viável e possível cultivar soja na parte baixa de Alcinópolis, desde que bem-feita, fazendo a base, a palhada e recuperando o solo com calcário e gesso um ano antes.

O Prefeito Dalmy em seu discurso, agradeceu a participação de todos, no dia de campo na área experimental, na fazenda Rodansechis. Dalmy enfatizou que o projeto veio para somar junto a pecuária, acrescentando que a visão de futuro de sua gestão é que Alcinópolis cresça economicamente e seja reconhecida nacionalmente, por sua qualidade. O Projeto tem o objetivo de recuperar as terras degradadas, mudando a realidade econômica, trazendo rentabilidade e desenvolvimento para a região.

Fábio Abrantes, pesquisador da Fundação Chapadão, apresentou os resultados dos anos 2019/2020 e 2020/2021, aonde pontou que o projeto vem trazendo resultados positivos. Explicou para os presentes que os sistemas mais utilizados no sistema ILP são: barreirão, São Mateus, Santa Brígida e Santa Fé e detalhou cada um dos presentes.

Após a apresentação, os presentes foram para o campo de experimento e puderam ver o desenvolvimento de cada uma das 58 variedades de soja que foram plantadas. Durante o percurso de visitação ao campo, que durou cerca de uma hora, Fábio explicou sobre cada cultivar e tirou as dúvidas dos participantes.

Estiveram presentes no evento o Vice-prefeito Valter Roniz, o Vice-presidente da Câmara Ademir Müller, o vereador Evaldo Furtado, a Vereadora Onilza Matias, o Padre Marcos Ribolli, Wilks Menezes gerente do Banco do Brasil, Armando Araújo, Supervisor do Senar, Leandro Arruda, Técnico de campo do Senar, o 3º sargento Comandante Luiz César Ferreira de Melo e demais policiais militares, produtores rurais, representantes de implementos agrícolas, representantes de sementes, entre outros.

O Encerramento foi  com um churrasco regado a refrigerantes para os participantes e organizadores do Dia de Campo

PARA VER A FOTO EM TAMANHO MAIOR CLIQUE SOBRE ELA

ocorreionews/assecom