Cultivo do amendoim é realidade para a região Bolsão Sul-Mato-Grossense
O programa de Pós-graduação em Agronomia da Unidade Universitária de Cassilândia (PGAC), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e o Programa de Melhoramento do Amendoim (PMA) da Embrapa, localizado em Santo Antônio de Goiás/GO, firmaram uma parceria que tem como objetivo desenvolver cultivares de amendoim adaptadas para principais regiões produtoras do Brasil, dentre elas a região do Bolsão Sul-Mato-Grossense que tem características edafoclimáticas propícias para o desenvolvimento da cultura do amendoim.
Esta parceria possibilitou o estudo e testes de novas cultivares de amendoim na região, possibilitando assim a inclusão no Registro Nacional de Cultivares (RNC). A Unidade Universitária de Cassilândia (UUC) realiza pelo segundo ano consecutivo as avaliações de plantio e melhor desenvolvimento vegetativo na região e em breve será divulgado as cultivares que tiveram o melhor desempenho e serão incluídas no RNC.
No dia 08 de março, o pesquisador da Embrapa, Jair Heuert, agrônomo e especialista em amendoim, realizou uma visita na área experimental para avaliação final do ensaio e confirmou o ótimo desenvolvimento da cultura na região, a expectativa é que pelo menos dois cultivares sejam incluídas no RNC ainda esse ano para que na próxima safra estejam disponíveis para os produtores, permitindo que a cultura possa se expandir no Estado.
“Juntamente com o RNC, o cultivo do amendoim traz grandes benefícios para a Unidade Universitária de Cassilândia, pois há o envolvimento de alunos de graduação do curso de Agronomia e da Pós-graduação nas atividades de ensino e pesquisa, além de publicações para difundir o cultivo em nossa região”, destaca o docente Dr. Cássio de Castro Seron.
Eduardo Rosa UEMS