De acordo com a secretária da pasta, é comum que os horários de entrada e saída acabem se transformando em uma confusão no trânsito, na porta da escola. “Para ajudar a melhorar o gerenciamento do trânsito, na entrada e saída da escola, é preciso organizar o fluxo de ônibus que são mais de 22 do transporte rural, além de veículos particulares e de pessoas. Isso é fundamental para que não ocorram correrias, excesso de alunos na porta ou na hora de entrar e sair do transporte tanto de particulares quanto do escolar”, justifica.
Para o coordenador, Rubens Pereira Lima, de início as mudanças pode causar estranheza, mas, passando esse período de adaptação, tudo será mais fácil. “Para evitar situações caóticas, é preciso que a escola oriente os motoristas a não parar em filas duplas ou estacionar em locais inadequados, divulgando essas informações em comunicados aos pais. Também vale demarcar e sinalizar espaços específicos para o estacionamento de veículos escolares. Desse modo, é possível realizar a entrada e saída de alunos sem prejudicar o trânsito nos arredores da escola”.
O DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito de Costa Rica, também está atento ao gerenciamento do trânsito nas proximidades das unidades escolares, mantendo as sinalizações devidas e vai auxiliar no quer se fizer necessário.