Conab revisa para baixo em mais de meio milhão de toneladas safra de soja em MS

A Conab revisou para baixo, em 633 mil toneladas, a estimativa de produção de soja em Mato Grosso do Sul na safra 2021/2022 no levantamento de março, divulgado nesta quinta-feira (10), frente ao seu relatório de fevereiro.

A estimativa de produção caiu de 9,700 milhões de toneladas, no boletim de fevereiro, para 9,067 milhões de toneladas, no de março. A revisão representa uma retração de 6,5% na projeção anterior. A produtividade estimada caiu de 46 sacas por hectare para 43 sacas por hectare.

O novo boletim de safra divulgado pela Conab destaca em relação ao estado que “o retorno das chuvas no final de janeiro nas regiões sudoeste e leste trouxe expectativa de que a produtividade das lavouras mais tardias fosse melhor, mas o retorno da restrição hídrica a partir da segunda semana de fevereiro novamente impactou essas áreas, com redução do ciclo produtivo das plantas, elevação do percentual de grãos esverdeados e aumento das perdas de produtividade já evidenciadas no levantamento anterior”.

O relatório também apontou leve oscilação – frente ao boletim anterior – nas previsões para a segunda safra de milho em Mato Grosso do Sul, com redução da área cultivada (de 2,169 milhões de hectares para 2,164 milhões) e reflexo na produção, que pode cair de 10,802 milhões de hectares para 10,781 milhões de hectares.

Essas variações impactaram na projeção total da safra de grãos para o ciclo 2021/2022. Em fevereiro, a Conab estimava que o estado colheria nesta temporada 21,097 milhões de toneladas, e em março, reduziu essa previsão para 20,526 milhões de toneladas.

Mesmo com a revisão, o órgão federal aponta que o estado deve ter uma safra de grãos 8,5% maior do que a anterior, quando colheu 18,924 milhões de toneladas.

Por Anderson Viegas, g1 MS