Brasil é o primeiro no ranking Turismo de Aventura e MS é referência no segmento

Pesquisa apresentada durante o Fórum Econômico de Davos, na Suíça, apontou o Brasil como ideal para a prática de aventura e um dos melhores destinos turísticos do mundo. A pesquisa elaborada pelo portal americano US News & World Report, juntamente com consultoria BAV e a escola de negócios Wharton, da Universidade da Pensilvânia, foi realizada em 60 países que concentram mais de 90% do PIB do mundo.

O objetivo do estudo era “entender e quantificar a percepção global sobre as marcas países”. Entre os atributos que levaram o Brasil a ser o primeiro no ranking aventura estão: diversão, cenário e clima agradável.

Dados do Ministério do Turismo registram que 19% do total de turistas que visitam o Brasil apontam o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como motivação central de sua viagem. Os turistas de aventura e de ecoturismo gastam, em média, US$ 3 mil por viagem, valor que representa quase o dobro da média geral. As viagens desse público duram, em média, oito dias, e eles estão dispostos a pagar mais por experiências emocionantes e autênticas.

ARWC Pantanal Pro
Foto: Alexandre Cappi

Conforme o Ministro do Turismo, Henrique Alves, a “Natureza e ecoturismo já são o 2º principal motivo das viagens a lazer realizadas por estrangeiros no país. Sendo um dos países com maior biodiversidade e seus diversos ecossistemas, o Brasil apresenta um cenário rico para esse segmento e tenho certeza que podemos avançar ainda mais”.

O potencial do Brasil para o Ecoturismo e o Turismo de Aventura é reconhecido mundialmente. Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), o Brasil ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta e o 28º lugar no Índice de Competitividade Internacional do Turismo.

Mato Grosso do Sul destaca-se como destino de Natureza referência em Turismo de Aventura e Ecoturismo, o que fez o Estado alcançar projeção mundial.

A 258 quilômetros da capital sul-mato-grossense, Campo Grande, o município de Bonito surpreende e encanta pelas belíssimas paisagens naturais de rios transparentes, cachoeiras, cavernas, grutas e dolinas. São atrativos e cenários únicos, aliados à preservação ambiental, lugares como a Gruta do Lago Azul, o Aquário Natural, os rios Sucuri, do Peixe, Formoso e da Prata, proporcionam emoções inesquecíveis para quem está em busca de vivências e aventuras.

Em 2015, o município recebeu pela 14ª vez o título de “Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil” – Prêmio O Melhor de Viagem e Ecoturismo- 2015/2016, da Revista Viagem e Turismo, em parceria com o Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, dentre outros prêmios recebidos como Gestão Sustentável do Turismo.

KEV_1778
Stand up paddle (SUP).

O destino recebeu 169.690 visitantes de janeiro a novembro de 2015 e a Gruta do Lago Azul, atrativo ícone da região nos períodos de alta temporada – janeiro e julho –  atingiu a média de 87% da sua capacidade de carga em quantidade de visitações. Com 5.210 leitos, a taxa média de ocupação nesses mesmos períodos foi em torno de 70,5% dos leitos disponíveis em Bonito.

KEV_1858
Cavalgada
Quanto à nacionalidade dos visitantes estrangeiros, foram registrados 31 países de procedência e/ou residência permanente e brasileiros provenientes de 27 estados; e como dado preliminar de 2015, de janeiro a julho, o turismo já tinha gerado receita de R$ 102 milhões para Bonito de acordo com o primeiro boletim realizado pelo Observatório do Turismo de Bonito.

KEV_2364
Turistas durante caminhada pela mata ciliar através de uma trilha.
Encantados com as belezas de Bonito e Jardim, a família Afonso foi presenteada pelo filho Gabriel Barbosa Afonso e a nora Flávia Alves Farias, que moram em Roraima, com uma viagem de oito dias na região de Bonito-Serra da Bodoquena. A Interlocutora de Libras, Claudete Barbosa Afonso e o esposo Waldir Afonso – de Arujá, em São Paulo, garantiram que foi um dos melhores presentes que já receberam e descreveu os destinos como um paraíso natural. “Ficamos encantados com a beleza, a hospitalidade e a gastronomia, queremos voltar e trazer nossos amigos e familiares. Fizemos pelo menos nove passeios sendo alguns de aventura como arvorismo, flutuação, trilhas, todos guiados e com a maior segurança”, destacou.
KEV_2663
Família Afonso durante passeio no Buraco das Araras
No Pantanal, Corumbá, tradicional destino de pesca esportiva no rio Paraguai, também é repleta de belezas naturais, históricas e culturais, além de destino de Compras no exterior, dada sua localização na fronteira com a Bolívia.  É difícil definir esse destino em poucas palavras, pois encanta os turistas com diversas opções de passeios como no centro urbano onde estão os museus, casarios, igrejas e praças que por si só contam sua história. Ainda, a riqueza da gastronomia típica e exótica numa variedade de sabores, aromas e cores que encantam até os paladares mais exigentes.

No Porto Geral, às margens do Rio Paraguai, o embarque em barcos-hotéis levam turistas em “cruzeiros em águas doces” ou para a prática da pesca esportiva, em aventuras memoráveis onde a contemplação da ictiofauna pantaneira se apresenta em sua plenitude.

A Estrada Parque Pantanal, reconhecido como o 4º melhor destino selvagem do mundo tem a preferência da demanda internacional para o ecoturismo e aventura; em 2015, a visitação de estrangeiros foi de 78,9% do fluxo recebido, com procedência de 28 países, sendo da Holanda a origem de 32% dos turistas, cuja dinâmica de visitação aos destinos brasileiros inclui também Bonito: como procedência, 39,3% já tinham conhecido Bonito; 17,7% vieram da Bolívia; 12,1% de Foz do Iguaçu e 12,0% do Rio de Janeiro. E, como próximo destino: 52,2% vão para Bonito; 15,2% – Rio de Janeiro; 11,0% – Paraty; 10,3% – Bolívia e 10,0% – Foz do Iguaçu.

Corumbá tem no Turismo uma das grandes forças de sua economia: em 2015 foram 218.111 turistas, cujos gastos movimentaram cerca de R$ 318 milhões, com isso, o Setor já representa 11,4% do PIB de Corumbá, variação positiva de 3% em relação a 2014.

Adventure Week Brazil – Bonito & Pantanal 2016

Em abril Corumbá e Bonito serão sede do evento internacional Adventure Week Brazil – Bonito & Pantanal, realizado pela Adventure Travel Trade Association – ATTA, em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur, com apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul – Governo do Estado, e das prefeituras de Corumbá e Bonito. O objetivo da ação é promover e apoiar a comercialização e a divulgação do Turismo de Aventura no exterior.

KEV_1678
Equipe da ATTA e Embratur durante inspeção de roteiro da Adventure Week.
A edição que será realizada, pela primeira vez no Brasil, entre os dias 6 e 16 de abril com a presença de 15 operadores de viagens do mercado europeu e norte-americano para uma semana de atividades dos segmentos Ecoturismo e Turismo de Aventura. Participarão ainda do evento, cinco jornalistas especializados no segmento.

“A Adventure Week é mais uma grande oportunidade de promover nossos destinos e produtos aos operadores de turismo e imprensa internacional especializada. Assim, Mato Grosso do Sul, se posiciona no mercado internacional junto aos principais destinos brasileiros como produto de qualidade e competitividade”, destacou o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Nelson Cintra.

Conforme Gabriella Zampoli representante da ATTA na América Latina, as pessoas costumam confundir o Turismo de Aventura com o Turismo de Esporte (Radical). “O Turismo de Aventura decorre da prática de atividades de aventura de caráter recreativo como cavalgadas, trilhas, dentre outras; já o Turismo de Esporte (de aventura) é uma atividade competitiva com profissionais especializados”.

O segmento Turismo de Aventura e Ecoturismo cresce 65% ao ano no Brasil e Mato Grosso do Sul tem grande potencial e produtos referência no mercado. Ela destacou a importância da construção de uma relação com operadores, tanto internacional, quanto nacional. ”Outro aspecto importante é o diferencial competitivo como, por exemplo, o histórico e cultural pouco explorado, mas que consegue atrair o interesse do turista”, ressaltou Gabriella Zampoli.

 

 

 

 

 

 Raquel dos Passos, Assessoria de Comunicação da Fundação de Turismo de MS, com informações do Sistema de Informações e Estatística- Fundtur-MS, Observatório do Turismo do Pantanal de Corumbá da Fundação de Turismo do Pantanal e Observatório de Turismo de Bonito.