Diretores e coordenadores da REME – Rede Municipal de Ensino – participaram no último dia 26 de janeiro deste ano, da apresentação do Agrinho, um programa de responsabilidade social do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – e da FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – desenvolvido em parceria com o Governo Estadual e com as Prefeituras por meio das Secretarias Municipais de Educação, empresas e instituições públicas e privadas. A apresentação do Programa Agrinho foi feita pela psicóloga Sandra Serrano, no auditório da Secretaria de Educação de Costa Rica – MS.
Durante a palestra, ela enfatizou que o programa tem como objetivo “a complementação de atividades de aprendizagem para alunos do ensino fundamental, garantindo que, ainda na fase inicial de sua formação escolar, tenham contato com assuntos que os façam fortalecer a consciência ambiental e de relevância social promovendo uma educação crítica e reflexiva”. Conforme a subsecretária Municipal de Educação, professora Dulcineia Rosa, que também esteve participando do encontro, a equipe de gestores acredita que esse programa poderá contribuir para o aprendizado dos alunos do Município. Programa O Agrinho foi implantado em 2014 no Estado.
O programa conta hoje com 20 municípios parceiros, num total de 170 escolas municipais e estaduais, mais as extensões, com aproximadamente 60 mil alunos participantes e mais de 3 mil professores. Podem participar do Agrinho crianças e jovens do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino e seus professores. “Os materiais do aluno de cada ano escolar foram elaborados pelo SENAR/PR e adequados para a nossa realidade objetivando agregar valores e potencialidades presentes em nosso Estado, por meio de temas e imagens regionais, marcando o nosso território cultural, ambiental, econômico e geográfico, fundamentais para o fortalecimento do sentimento de pertencimento às raízes sul-mato-grossenses”, explica a psicóloga Sandra Serrano.