Nos dias 26 e 27 de janeiro, foi realizado na Escola Municipal Professor Adenocre Alexandre de Morais, um treinamento do Sistema E-Cidade, Módulo Educação. Na ocasião esteve presente a coordenação da Secretaria de Educação de Costa Rica – MS juntamente com todos os secretários, diretores e coordenadores das instituições de ensino.
No treinamento, foram apresentados os cadastros de turmas, lotação de professores e administrativos, cadastro de alunos e a matrícula de cada um em suas respectivas turmas.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, presidente da UNDIME/MS e vice-presidente da UNDIME Nacional, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, o E-Cidade Módulo Educação tem vários benefícios, entre eles: gera automaticamente o histórico escolar do aluno após o encerramento do calendário escolar; na transferência de um aluno para uma escola da rede, o sistema carrega automaticamente todos os dados e informações existentes; toda informação do aluno está diretamente vinculada ao seu código; possui e exige todas as informação mínimas exigidas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – para posterior exportação de arquivos que serão enviados para o Educacenso.
“Através desse módulo, a SEMED – Secretaria Municipal de Educação – terá um controle significante sobre sua rede escolar, obtendo informações sobre o rendimento dos alunos da rede, dados estatísticos e recursos humanos empregados nas escolas. O sistema faz uma integração entre escola e o administrativo da SEMED, como também entre escolas”, reforça a Profª Me. Manuelina Martins.
Ainda de acordo com a gestora Municipal de Educação, a Central de Vagas será toda integrada com o E-Cidade, ou seja, as crianças que ganharem a vaga para o CEIs – Centro de Educação Infantil – serão designadas pelo central, que automaticamente será inserido no sistema e liberado para que seja feita a matrícula na secretaria do CEI.
A Profª Me. Manuelina Martins afirma que após o preenchimento de todos os cadastros, será montado o horário das turmas e, em seguida, liberado o acesso dos professores ao Diário de Classe Online e o Planejamento de Aula.