Paraíso das Águas recebe aparelho de ultrasson

A Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas por meio da Secretaria Municipal de Saúde de recebeu do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, um aparelho de ultrassonografia do ‘Projeto Bem Nascer MS’, que visa reduzir a mortalidade materna e infantil em Mato Grosso do Sul.

O prefeito Anízio Andrade, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Dr. Jefferson de Souza Correa, e os médicos Dr. Leonardo Guimarães Negrão e Dr. Adevaldo Vicente Jr. receberam das mãos da Glória Caroline e de Maurício Castagna T&T Produtos Médicos Hospitalares, o aparelho que foi instalado no ESF Aristóteles Garcia Vida que será inaugurado na próxima segunda-feira (14).

“Só temos a agradecer ao nosso governador Reinaldo Azambuja, à nossa Secretaria Estadual de Saúde, pela destinação deste importante aparelho, que sem sombras de dúvidas, salvará muitas vidas”, destacou Anízio Andrade.

‘PROJETO BEM NASCER MS’

O programa teve a adesão dos 79 municípios do Estado, que vão intensificar as consultas do pré-natal, fazer a estratificação de risco gestacional e manter acompanhamento diferenciado da gestante de alto risco, em especial, as obesas e hipertensas.

Para fortalecimento das ações do ‘Bem Nascer MS’, R$ 14 milhões foram destinados ao projeto, sendo que R$ 11,6 milhões investidos na compra de 75 aparelhos de ultrassons que serão entregues aos municípios seguindo critérios técnicos de distribuição, além do incentivo financeiro para custeio dos Centros Especializados Materno-Infantil do Estado.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o projeto “Bem Nascer Mato Grosso do Sul” surge para evitar a morte de mulheres grávidas ou no pós-parto, bem como dos bebês recém-nascidos. “Por isso, queremos promover esse fortalecimento do sistema de saúde, melhorando os equipamentos, o transporte e contratando mais profissionais, além de investir na qualificação deles”.

Só neste ano, conforme o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), 45 óbitos maternos foram registrados em Mato Grosso do Sul. Já a taxa de mortalidade infantil está em 11,02 por 1.000 nascidos vivos.

O ‘Bem Nascer MS’ tem como madrinha, a primeira-dama do Estado, dona Fátima Azambuja, que terá a missão de promover o engajamento de prefeitas e primeiras-damas como madrinhas municipais deste projeto, assim com toda sociedade convidada a colaborar com esta missão.

Assim, Mato Grosso do Sul sai na frente com o lançamento deste projeto tendo clara a missão e definição sobre o ‘Bem Nascer MS’. O Projeto ainda conta com uma plataforma digital que reúne diversas informações como materiais de campanha, informativos, dados sobre mortalidade materna e infantil no Estado.

Bonito recebe ultrassom e adere ao projeto 'Bem Nascer MS'

BNC noticias