Audiência “Juntos pela BR-060” teve a presença prefeitos, vereadores, entidades e deputados

“Juntos pela BR-060”, foi o tema da audiência publica realizada nesse dia 02, na Câmara Municipal de Chapadão do Sul, que contou com a presença de autoridades, dos municípios de Chapadão do Sul, Chapadão do Céu- GO, Costa Rica, Cassilândia, Paranaíba, Paraíso das Águas, Figueirão, Alcinópolis e Camapuã, que buscam uma solução para dar condições de trafego, nos seus 180 km, que estão em péssimas condições, que já resultou em vidas ceifadas e centenas de veículos destruídos.

O presidente do Legislativo, vereador André dos Anjos ressaltou que a BR 060 é uma das mais importantes da região, pois é rota do desenvolvimento econômico, rota do lazer e rota das ambulâncias que transportam pacientes com destino a Campo Grande. O presidente do Legislativo afirmou que a indiferença do poder público, bem como a ausência de projetos de recuperação, causou indignação da população e levou à criação da audiência desta quarta, para reunir a sociedade em busca de uma solução.
O juiz da Comarca Dr. Silvio Cesar Prado, disse que o Judiciário não poderia deixar de participar de um debate tão importante, que traz impacto direto na vida dos moradores da região. Em seu discurso, além de ressaltar a importância da audiência, deixou uma sugestão às autoridades presentes. “Há tantas formas de resolver problemas desta natureza e uma delas é a privatização. Claro que ninguém quer gastar mais, mas pode ser um caminho”, disse ele, lembrando-se das melhorias feitas pelo consórcio 306 com a privatização da MS-306. “Sou de Cassilândia e meu sonho era ver todas essas rodovias privatizadas”.

 

Dr. Matheus promotor publico,  destacou que atos políticos como esse, de debate e união, são transformadores. Ele ressaltou também que é papel do Ministério Público participar e propor soluções e não apenas investigar eventuais problemas. “Não há desenvolvimento sem política. A atividade política como esta é a essência de uma nação, é a essência de uma democracia, a essência de uma república”.

 

O deputado federal Beto Pereira, falou durante a audiência ressaltando a necessidade de ações urgentes. O parlamentar afirmou que “Minha sugestão é de fazermos um manifesto assinado por todas as autoridades que hoje fizeram menção de apoio a essa causa. Precisamos que esse manifesto chegue a toda a bancada de MS, aos parlamentares, e a partir do momento que chegar a eles, que seja marcada uma audiência com o ministro da infraestrutura, onde participem todos os prefeitos interessados, vereadores, e seja feita a exposição dos motivos para que o Dnit tome uma medida, não paliativa, como tapa buraco, mas algo que de esperança”.
Felipe Miazaro, representante do Dnit, não deu boa noticias, disse que o órgão está sofrendo cortes no orçamento e afirmou que é necessário de reformas estruturais, o que se pode fazer no momento são esses trabalhos de manutenção. “O Dnit sabe que precisa de um projeto com uma solução definitiva, mas necessitamos de recurso e o que hoje estamos fazendo hoje é tapa buracos e recapeamento, que é o que temos condição”.
O deputado estadual Felipe Orro afirmou que essa rodovia BR 060 é que está na situação mais grave em Mato Grosso do Sul e precisa de atenção urgente. Para o deputado só recapeamento não adianta, é preciso de uma terceira faixa para desafogar o trânsito e dar mais condições. “Isso precisa ser colocado como prioridade”, declarou. Só recapeamento não adianta, é preciso de uma terceira faixa para desafogar o trânsito e dar mais condições. “Isso precisa ser colocado como prioridade”, declarou.
Representando o Executivo municipal o vice-prefeito Dr. João Roque, lamentou o péssimo estado de conservação da via, resultado de uma camada muito fina de asfalto em um local onde passam milhares de veículos pesados diariamente. “Aqui é uma região produtiva, está chegando mais 4 a 5 mil pessoas novas para morar em Chapadão, nossa frota de veículos é grande, então precisamos resolver o problema. Não existe só recapear ou fazer tapa buracos”, disse. “Tem que fazer uma coisa que dure, passa muito caminhão pesado e o asfalto como está não dá conta”.

 

Representantes do município de Cassilandia
Vereadores de Costa Rica
Vice prefeito e vereadores de Alcinópolis
Representantes de Figueirão
Vereadores de Paraíso das Aguas
Prefeito Vinicius Terin e vereadores de Chapadão do Céu
Presidente da AMPASUL, Darci Boff ao lado representante do deputado Federal Dagoberto Nogueira
Ivan Xixi representou o Governador Reinaldo
Vice prefeito de Camapuã José Tagino
Prefeito Dr. Cleverson Costa Rica