Paulo Corrêa e governador destacam empenho do Parlamento na 11ª Legislatura

Crise econômica, política e pandemia. Foram inúmeros desafios a serem superados na 11ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), que inicia nesta quarta-feira (2) a 4ª Sessão Legislativa do período, ou seja, o último ano de trabalho dos atuais deputados estaduais e deputada estadual eleitos.

Sob o comando do deputado Paulo Corrêa (PSDB), a presidência da Mesa Diretora ao longo desses três anos foi marcada pelo empenho legislativo em colaborar para que a população pudesse enfrentar tais desafios. “Venho agradecer a colaboração dos 24 deputados, um a um. Nossa grandeza é a soma do caráter e inspiração política-ética de cada parlamentar. Esse Parlamento se sente gratificado em colaborar para instaurar o processo de profundas transformações. Ao longo de 2021 investimos em suporte tecnológico para dar a continuidade aos trabalhos e não paramos em um momento sequer. Nós parlamentares estamos conectados com as mudanças e somos responsáveis a dar suporte para o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, ressaltou.

Para o novo ano de 2022, com a retomada da economia, o presidente Paulo Corrêa frisou que o espírito colaborativo será o mesmo, destacando a harmonia entre os Poderes. “Esse Parlamento seguirá a responsabilidade delegada pela iniciativa popular. Não há democracia sem Poder Legislativo independente e forte. E a harmonia dos Poderes é fundamental para uma sociedade mais próspera, digna e justa como a que estamos construindo para o Estado. Uma das filosofias dessa Legislatura foi manter essa harmonia. O próprio caráter híbrido dessa sessão mostra a resiliência em que todos estamos juntos para superar essa longa e trágica situação. É um novo momento, mas quero destacar que nosso Estado tem assegurado a articulação de forças para que Mato Grosso do Sul dê resposta à altura para superar os desafios”, disse.

 Estado

Da mesma maneira, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), presente à solenidade, agradeceu o apoio do Legislativo em enfrentar as dificuldades e entregou a última mensagem do Executivo frente ao comando do Estado de Mato Grosso do Sul.

“Entrego um Estado muito melhor do que recebi em 2015, apesar de todas as dificuldades que juntos enfrentamos e superamos. Foi um longo trecho de grandes desafios, que exigiu trabalho redobrado e sacrifícios. Não sucumbimos. Reitero aqui minha sincera gratidão a cada parlamentar desta Casa de Leis. Destaco a parceria permanente que fizemos entre o Executivo e o Legislativo nesses anos em defesa das causas do Estado, mesmo quando foi necessário tomar medidas amargas para garantir a sustentabilidade da máquina pública estadual”, discursou Azambuja.

Cumprindo o Artigo 89 da Constituição Estadual, ele entregou à ALEMS a prestação de contas de 2021 e o planejamento para 2022. Ainda com a apresentação de um vídeo institucional, a mensagem destacou o pacote de mais de R$ 1 bilhão em investimentos para a recuperação dos segmentos mais impactados pela pandemia e apoio às famílias mais vulneráveis com o Programa Mais Social, alguns Refis, além de outras medidas compensatórias como o programa Energia Social Zero, aprovados pela ALEMS.

“O resultado está aí, os indicadores apontam que temos a terceira menor taxa de desocupação do Brasil e somos o 5º estado com a menor taxa de pobreza do país. Sem excluir nenhum município por preconceito político-partidário”, disse o governador, que também agradeceu à bancada federal, os demais Poderes e todos os servidores públicos “valorosos e na linha de frente, no atendimento à população”.

ALEMS

Ao final, o presidente da ALEMS, Paulo Corrêa frisou o empenho da ALEMS nas medidas de biossegurança, anunciando testagem coletiva a todos que trabalham no Parlamento na próxima terça-feira (8), em parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems). Aos deputados, o presidente pediu a indicação dos nomes dos novos líderes partidários.

 

Agência ALEMS.