Após idas e vindas de datas e participação ou não de clubes, vai começar o Campeonato Estadual 2016 neste domingo. Em partida única antecipada da primeira rodada para atender a transmissão da TV, Comercial e Novoperário jogam, às 16h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. Os outros jogos acontecem apenas nos dias 10, 13 e 14 de fevereiro.
Como nos anos anteriores, os 12 participantes da competição foram divididos em dois grupos e jogam em turno e returno dentro das chaves para apontar os quatro melhores que avançam para a segunda fase, jogando o último colocado de cada lado para a segunda divisão. No Grupo A estão o atual campeão Comercial, Novoperário, Operário, Misto, Serc e Costa Rica. No B se enfrentam Águia Negra, Corumbaense, Itaporã, Ivinhema, Naviraiense e Sete de Dourados.
O campeão garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2016 e, por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), também em 2017. Os finalistas representam o Estado na Copa do Brasil e o terceiro colocado disputa a Copa Verde.
Tabu
O confronto que abre o campeonato, apesar de recente, já carrega um tabu. Nos seis jogos que aconteceram entre Novo e o Colorado, o caçula dos times da Capital não perdeu nenhum e ainda encaixou duas goleadas por 4 a 0 nas quatro vitórias que conquistou, com 12 gols a favor contra apenas dois do time vermelho.
Para mudar esse retrospecto, o Comercial aposta no trabalho de preparação do técnico Tiago Batizoco e em uma equipe um pouco diferente em relação ao que conquistou o título em 2016, mas o time titular que inicia a partida deste domingo é uma incógnita. Isso porque Batizoco “isolou” os jogadores no último treino, não permitindo a entrada de torcedores e imprensa nas dependências do Jacques da Luz. A dúvida está no aproveitamento ou não do veterano atacante Aloísio, principal contratação do clube. O jogador esteve presente no amistoso contra o Corumbaense, mas viu a vitória por 1 a 0 do banco de reservas.
Pelo lado do Novo, o técnico Ronildo Rocha não faz mistério. O time que perdeu para o Sete de Dourados por 1 a 0 no único amistoso que disputou terá apenas uma mudança, com a entrada do meia Leandro Hyá no lugar de Victor Hugo. A dúvida é o aproveitamento ou não de dois jogadores com suspeitas de terem contraído dengue. O meia Lucas Roberto e o atacante Matheus Benites foram poupados de alguns treinos e devem ficar fora do banco de reservas. O time deve começar o jogo com Zé Augusto; Léo Moura, Douglas, Soares e Felipe; Naza, João Paulo, Lucas Alves e Leandro Hyá; Marcelino e Alexandre.
A arbitragem do primeiro jogo do campeonato será de Thiago Alencar Gonzaga, auxiliado por Cícero Alexandre de Souza e Ruy César Lavarda, todos do quadro da CBF.
Gazetams