Costa Rica vacina crianças e adolescentes contra Covid-19 nesta quinta
Importante ferramenta no combate à pandemia do Coronavírus, mais uma vacina estará disponível para crianças e adolescentes em Costa Rica. Com exceção de imunocomprometidos, a imunização do público de 6 a 17 anos, com Coronavac, será realizada nesta quinta-feira (27) nas Unidades de Saúde, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30, ou enquanto durar o lote.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o lote de vacinas recebido pelo município para estes grupos foi distribuído entre as Unidades, sendo disponibilizadas 100 doses para a Unidade de Saúde do Vale do Amanhecer, 90 doses para Unidade de Saúde Central, 90 doses para a Unidade de Saúde do Sonho Meu III, 80 doses para a Vila Nunes e mais 80 para a Unidade de Saúde do São Francisco. O intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias.
Para vacinar é obrigatória a presença dos pais ou responsável, munidos de documentos pessoais que comprovem o parentesco ou responsabilidade legal. Caso não seja possível o comparecimento, o acompanhante da criança deve apresentar o Termo de Consentimento, assinado pelos pais ou responsável, comprovando a autorização para que a vacina possa ser administrada.
Vale ressaltar que, com a apresentação do termo devidamente preenchido e assinado, a Unidade de Saúde ainda entrará em contato com os pais ou responsável pela criança para garantir a veracidade do documento. Para baixar o Termo de Consentimento basta clicar aqui ou retirar já impresso no setor de Comunicação da Prefeitura.
Coronavac
A aprovação da ampliação de uso do imunizante para crianças de 6 anos ou mais e adolescentes até 17 anos, desde que tais grupos não sejam imunossuprimidos, foi concedida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), conforme nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde. Clique aqui e confira a nota na integra.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a vacina autorizada para uso nesta faixa etária é a mesma dos adultos com 18 ou mais e o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose também permanece o mesmo, de 28 dias. Vale ressaltar que serão utilizadas doses fabricadas em unidades aprovadas pela Anvisa.
Por se tratar de crianças, o Ministério da Saúde recomenda que a vacinação contra a Covid-19 ocorra em ambiente seguro e acolhedor, que sejam evitadas ações de vacinação em drive-thru, por exemplo, para que elas se sintam mais confortáveis.
Ainda conforme a recomendação, a vacina Covid-19 não deve ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado um intervalo de 15 dias.