Vacinação contra a Covid em Chapadão do Sul se mostra eficaz mesmo com nova onda de casos

A cidade de Chapadão do Sul, assim como em todo Brasil vem vivendo uma grande onda de contaminações pelo vírus do Covid-19. Mas o que vem se observando é a eficácia de todas as vacinas disponíveis para enfrentar a doença.

Comparações

Nesta quarta-feira, 12 de janeiro de 2022, Chapadão do Sul registrou 39 novos casos, e tem 178 pessoas vírus ativos, fazendo tratamento, sendo que 177 estão em isolamento domiciliar e uma pessoa encontra se internada em leito clínico, no Hospital Regional de Campo Grande, pois ela por já existir um problema de saúde antes  de se contaminar, os médicos acharam melhor o paciente ficar internado.

Comparando  nos dias 08 e 09 de julho de 2021  onde a cidade tinha aproximadamente os mesmo números de pessoas com vírus ativos  parecidos com os atuais, mas muitas ainda não tinha se vacinado ou concluído o ciclo vacinal, a cidade chegou a ter 7 pessoas internadas em Leitos de UTI e 7 pessoas em Leitos Clínicos.

Isso mostra que a vacinação contra Covid-19 tem surgido efeito em Chapadão do Sul, porque mesmo com os números parecidos, a doença não se agrava e também não evoluindo para internação, onde quase todos os pacientes conclui o isolamento na sua própria residência.

É importante sempre lembrar, que a vacinas contra a Covid-19 não impedem de contrair o Coronavírus. No entanto, os casos (raros) de pessoas que ficam doentes mesmo após tomar as duas doses ou reforço de algum dos imunizantes disponíveis não significam que eles não funcionem.

Isso pode acontecer porque nenhuma vacina disponível no mundo atualmente tem eficácia de 100% contra o vírus Sars-CoV-2, ou seja, não impede que o indivíduo seja infectado e passe a doença para outras pessoas. Mas elas são eficazes de evitar os casos graves da doença, que levam à intubação e à morte.

Abaixo segue os boletins epidemiológicos divulgas pela Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, hoje (12/01/2022) e em 08 e 09 julho do ano passado.