Hospital Municipal de Chapadão do Sul atendeu 128 pacientes em um único dia

Durante um programa na rádio FM de Chapadão do Sul, foi levantada a polêmica do atendimento do Hospital municipal, principalmente ocorrido na tarde desta quarta-feira 05, que segundo informações dos apresentadores, uma funcionária da emissora procurou atendimento no Hospital por volta das 11horas e, acabou desistindo após ficar por mais de 04hroas sem ser atendida.

Ocorreram diversos questionamentos sobre o atendimento, muitos confirmaram que este problema já vem ocorrendo há muito tempo e que há muita má vontade por parte de alguns funcionários. Outros já participaram para elogiar o atendimento e toda equipe de médicos e enfermeiros.

A nossa reportagem procurou ouvir algumas pessoas e também funcionários do hospital municipal do ocorrido.

As informações são de que realmente ocorreu nessa semana um aumento muito grande do número de pessoas, que buscam atendimentos desde um simples espinho na mão até emergencial e principalmente com sintomas do COVID e da gripe H3N2.

Segundo levantamos, somente neste dia 05, foram realizadas mais de 128 consultas em apenas 06 horas.

O Hospital Municipal esta com lotação máxima, com toda equipe trabalhando sem parar e sem descanso indo almoçar quase 14h da tarde.

Para atender o grande número de munícipes, foram destinados 03 médicos, que apesar de todo esforço coletivo era quase impossível que os profissionais, realizassem um atendimento dentro das normas do Conselho.

Outro detalhe que também prejudicou o atendimento foi o fato de que hospital ficou mais de 4h sem energia todo o atendimento tiveram que ser feitos manual, e até mesmos os que já tinham passados pelo primeiro atendimento, já que os sistemas ficaram fora do ar.

Sobre o atendimento da equipe enfermagem, as informações de que estão trabalhando 24 horas sem com turnos dobrados, para poderem dar conta da demanda.

Os médicos estão ficando com plantão dobrado para atender, porém existe algo chamado classificação de risco onde mais grave independente do horário de chegada é atendido primeiro.

Outro fato que acarreta também a demora no atendimento é que a população não tem o habito de procurar a atenção Básica nos postinhos, para receber certo tipo de atendimentos e desafogar o Hospital Municipal, já que hospital e local para urgência e emergência atendimentos de risco de morte.

Em busca de uma solução, direção, médicos e enfermagem junto já estão fazendo adaptações para aumentar capacidade de atendimento até sábado, porém tudo requer tempo.

A população tem que levar em conta, que a direção do hospital, procura atender dentro das normativas e que vem fazendo de tudo, para evitar que ocorram como em outros municípios, onde já existe um colapso no atendimento.

Há também outro detalhe, como toda a equipe médica esta trabalhando acima do seu limite, já tem profissionais que já estão ficando doentes, devido à exaustão do trabalho dobrado, sem sequer ter tempo para uma pausa de descanso como requer as normas do CRM.