Comitê Municipal de Mobilização, Prevenção e Combate ao vetor Aedes Aegypti é instituído em Costa Rica
O Governo de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde institui oficialmente na última sexta-feira, 22 de janeiro de 2016, o Comitê Municipal de Mobilização, Prevenção e Combate ao vetor Aedes Aegypti, durante reunião realizada no gabinete do prefeito Waldeli dos Santos Rosa.
Na presença do prefeito, do vice-presidente da Câmara de Vereadores Ailton Martins Amorim, da secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal, do promotor de Justiça Bolívar Luís da Costa Vieira e do coordenador de Endemias Geandro de Almeida, foi composto o comitê, oportunidade em que também foram discutidas as atribuições e definições para dar continuidade às ações de combate ao vetor.
Os membros do comitê se comprometeram em apoiar, garantiu e realizar atividades junto com a Secretaria de Saúde, entre elas já está agendado uma Blitz Educativa no próximo dia 03 de fevereiro (quarta-feira) no Mercado do Produtor durante a realização da 3ª Feira Rica, a partir das 18 horas.
O coordenador de Endemias na oportunidade também apresentou as ações que o Município já vem realizando, como o Arrastão de Limpeza no Combate a Dengue, Palestras em 100% das Escolas, Blitz Educativas, divulgação de material publicitário como cartazes em todo comércio local, visitas domiciliares e em todos os pontos estratégicos da cidade. Geandro Almeida também pediu apoio para a promotoria pública, pois só neste ano já foram notificados 27 casos. “Precisamos autuar os casos que já foram notificados e continuam apresentando focos em suas residências”.
Conforme a secretária Adriana Tobal, o comitê possui caráter consultivo e deliberativo tendo como objetivo principal auxiliar o governo Municipal na definição de políticas públicas de combate, controle e redução do Aedes Aegypti, além de envolver as entidades para que juntos possamos fortalecer as ações. “Com esse comitê teremos mais apoio no sentido de organizar, acompanhar e avaliar as ações, programas, projetos, serviços, além de poder articular esforços e ter um respaldo maior para mobilizarmos a sociedade no sentido de conseguirmos maior participação popular no enfrentamento ao Aedes Aegypti que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika”.
Segundo o prefeito Waldeli, a administração Municipal também tem como foco nas ações incentivar e apoiar eventos, seminários, cursos, oficinas, pesquisas e outras ações educativas que buscam capacitar, aprimorar e qualificar os profissionais que trabalham no controle e prevenção de doenças causadas pelo Aedes Aegypti, além de acompanhar o trabalho dos Agentes de Combates e ACS – Agentes Comunitários de Saúde – para promover mudanças de hábitos da comunidade que contribuam para manter o ambiente doméstico livre do vetor.