O sistema do Ministério da Saúde continua fora do ar devido ao ataque hacker ocorrido no início da semana e os municípios não conseguem registrar os casos e mortes por covid em Mato Grosso do Sul. Pela segunda vez, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) não fará a divulgação do boletim e a transmissão ao vivo por conta da falta de dados.
O ataque hacker continua causando impactos e na segunda-feira (13) o boletim também não pode ser divulgado. Nas redes sociais, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que, em razão dos ataques aos sistemas do Ministério e, principalmente, ao e-SUS Notifica VE, o boletim não pode ser publicado.
“Os dados sobre os casos de COVID-19 não foram atualizados pelos municípios por não conseguirem acessar o sistema e fazer as respectivas notificações. Desta forma, inviabiliza a realização da live do Coronavírus”, informou.
Tradicionalmente, a live da SES é realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras em Mato Grosso do Sul. A transmissão acontece com a presença do secretário Geraldo Resende, da secretária adjunta Crhistinne Maymone e do assessor técnico coronel Marcello Fraiha. As lives acontecem desde o início da pandemia, com o objetivo de divulgar dados e conscientizar sobre a covid.
*Midiamax – Mylena Rocha