A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Mato Grosso do Sul, garantiu que está preparada para atender a determinação e cumprimento de medidas sanitárias impostas pelo Governo Federal.
A Secretaria falou ainda que “é considerável imprescindível a atuação rápida do Ministério da Saúde, visando implantar a exigência do passaporte de vacina na entrada no País, em consonância com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, anunciada no último sábado (11)”.
O estado lembrou ainda da parceria com o Ministério da Saúde para a vacinação direcionada à população de 13 cidades de fronteira (entre elas, Corumbá e Ponta Porã) com o imunizante Janssen, cujo resultado pode ser constatado com a queda vertical do número de internações e óbitos.
Passaporte da vacina
Após o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a obrigatoriedade de comprovante de vacinação para viajantes vindos do exterior, o governo informou que deve sair uma nova portaria com as alterações exigidas pelo Supremo.
Segundo a Casa Civil, ainda não há uma previsão para a publicação da portaria, mas o desejo do governo é editar a norma “o mais rápido possível”.
Por Renata Fontoura, g1 ms