Câmara Municipal homenageia subtenente do Corpo de Bombeiros, Osair Brito, pelos 24 anos de corporação

PODER LEGISLATIVO – Na noite desta segunda-feira (13) durante a realização da 44ª Sessão Ordinária Legislativa de Paraíso das Águas, os vereadores prestaram homenagem ao subtenente da reserva remunerada do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Osair Aparecido de Brito.
A Moção de Congratulação e Apoio foi de propositura do vereador José Divino Francisco da Silva (Fio do Povo/PSDB) e aprovada pelos demais parlamentares.
A digna homenagem foi pelos relevantes serviços prestados à população paraisense, durante seu trabalho como bombeiro militar.
Ao lado de sua mãe, Maria Mazzo de Brito, 81 anos, que estava muito orgulhosa da homenagem ao filho, Osair Brito recebeu a honraria da Câmara Municipal de Paraíso das Águas.
Osair Brito é praticamente filho de Paraíso das Águas. Durante um longo período, serviu a população paraisense, enquanto estava lotado no 7º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul, onde permaneceu até sua reserva remunerada, concedida há apenas 2 anos.
Enquanto na ativa, Osair Brito atendia várias ocorrências, mesmo em momento de folga. Em sua residência já continha uma maca de resgate de vítimas, que ficava à sua disposição para auxiliar nos atendimentos, principalmente quando Paraíso das Águas ainda era distrito de Costa Rica e as condições dos atendimentos de emergências eram limitados.
O competente e experiente bombeiro Osair Brito atuou em muitos resgates dramáticos de vítimas de acidentes presas à ferragens, afogamentos, incêndios e outras situações delicadas, em que exigia sua força, coragem e experiência no sentido de salvar vidas.
Em Paraíso das Águas por exemplo, atuou em incêndios em um comércio da cidade, no resgate de uma vítima eletrocutada, em uma retirada minuciosa da vítima que estava em um prédio de dois andares, dentre outras atuações importantes.
Biografia
Osair Aparecido de Brito, nasceu no dia 26/09/1967, na cidade de Santa Cruz do Monte Castelo (PR).
Filho de Frutuoso de Brito Neto e de Maria Aparecida Mazzo de Brito. Em meados de março de 1985, mudou-se com sua família para Paraíso das Águas – MS, onde conheceu a jovem Cleidomar Nogueira de Souza Brito, de família tradicional do antigo vilarejo Paraíso. Com apenas 19 anos de idade, após retornar do Exército Brasileiro, casou-se no dia 17/06/1987.
Osair e Cleidomar são pais de três filhos: Claudiane, Lucas e Mayne e avós de quatro netos: Sofia, Miguel, Lís e Germano. O filho Lucas seguiu a profissão do pai. Hoje atua como tenente do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, assumiu o concurso em 2011. Casou-se com a também tenente, Priscila, onde residem em Cuiabá (MT).
Trabalhou durante longos anos como serralheiro, profissão que se orgulha muito e carrega consigo até hoje a experiência dos métodos aprendidos ainda na sua adolescência em Mundo Novo (MS), onde trabalhou no longo período. Inclusive com trabalhos prestados em Paraíso das Águas, onde sua “obra de arte” dura até os dias atuais, como as janelas de ferragem da igreja matriz, da igreja Congregação Cristã no Brasil, vários portões e janelas espalhadas em vários imóveis da cidade.
Em 1997, já residindo na cidade de Naviraí (MS) com sua família, trabalhando como serralheiro, foi incentivado por um amigo, à prestar o concurso de soldado do Corpo de Bombeiros, foi onde prestou a prova e foi aprovado.
Após o curso do bombeiro militar, no mesmo ano, atuou como soldado em Ivinhema (MS).
Dois anos depois mudou-se para a cidade de Coxim (MS), na outra extremidade do estado, onde ingressou no curso superior de Biologia, pela UEMS (Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul.
Em 2001, seguido por dois anos consecutivos, Osair Brito foi homenageado como bombeiro padrão de MS, comenda oferecida pelo comandante geral, Coronel QOBM (Quadro de Oficial do Bombeiro Militar) Ociel Ortiz Elias.
Em 2003, realizou o curso de sargento em Campo Grande (MS).
Em 2006, mudou-se para Campo Grande, onde atuou como sargento do Corpo de Bombeiros e monitor de alunos no Colégio Militar da capital.
Em 2007- foi condecorado com a Medalha de 10 anos de bons serviços prestados na corporação.
Em 2014- novamente condecorado com a maior Comenda do Corpo de Bombeiros – Comenda Medalha de Honra Dom Pedro II.
No ano de 2012, Osair Brito realizou seu grande sonho, voltar à sua terra de origem, ao lado de seus pais e de seus familiares. Foi lotado no 7º subgrupamento de Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul. Residindo em Paraíso das Águas e trabalhando em Chapadão do Sul, até julho de 2019, quando foi concedido sua reserva remunerada.
Em 2017 -foi condecorado com a Medalha de 20 anos de bons serviços prestados na corporação.
Além de inúmeros salvamentos e incêndios em veículos e imóveis, Osair Brito também atuou incêndio florestal e na área de mergulho.
Também concluiu curso de formação Sargento, multiplicador de Polícia Comunitária, curso de aperfeiçoamento de sargento 2007.

 

*BNC Noticias