Secretário Municipal de Saúde de Costa Rica disse que evento é uma estratégia para ampliar o alcance da vacinação
Nesta quarta-feira (15), Costa Rica estará promovendo a Campanha de Imunização contra a Covid-19 com aplicação das doses de reforço do imunizante Janssen e terceira dose das outras vacinas, que chegaram no Município, para atender a comunidade da Lage e adjacências.
De acordo com informações da Prefeitura Municipal, através da Vigilância em Saúde, foram recebidas as doses, e estão liberadas para quem tomou a dose única e tem 18 anos ou mais.
A ação será realizada no Centro Comunitário local, até às 17h com aplicação de todas as doses dos três imunizantes disponíveis, inclusive o reforço da Janssen.
O secretário municipal de saúde, Jesus Queiróz Baird, lembrou que Costa Rica é uma das cidades mais avançados em relação à vacinação.
“Temos que imunizar 100% da nossa população. Espero que todos compareçam para tomar a dose de reforço, inclusive da Janssen. Esse evento é uma estratégia para ampliar o alcance e faz parte do esforço que estamos fazendo para que todas as pessoas se vacinem. Eu tenho certeza de que vamos vencer essa guerra”, ressaltou Baird.
Já coordenadora da Vigilância em Saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, ressalta que o ato é fundamental, ainda mais agora com a circulação da variante Omicrôn dentro e fora do Brasil.
Nós estamos enfatizando essa vacinação com a Janssen e a terceira dose do reforço dos demais imunizantes, pois, considerando esta nova variante, a Ômicron, é importante que todos completem o seu esquema vacinal”, justifica.
Além disso, também recebem a dose de reforço pessoas de 18 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose a quatro meses e pessoas acima de 18 anos imunossupormidas que tomaram a segunda dose a no mínimo, há 28 dias.
A segunda dose será aplicada em pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca até 13 de novembro; Pfizer até 21 de novembro e Coronavac até 28 de novembro.
É indispensável a apresentação de comprovante de vacinação das dose anteriores, bem como os documentos pessoais, CPF e o cartão do SUS.
*Assecom PMCR