Uma médica veterinária de 25 anos foi multada em R$ 12 mil depois que quatro carcaças de novilhos foram encontradas na propriedade rural que ela possui a 45 km de Batayporã (MS). Os animais teriam morrido por falta de alimentação, segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Bataguassu, cidade vizinha, que foi ao local.
Segundo os policiais, foi constatado que a pastagem da propriedade rural passou por uma fase de degradação e que por isso os animais ficaram incapazes de se nutrir.
O capataz da fazenda acompanhou a vistoria dos policiais e informou à equipe que fornecia alimentação complementar para os animais, composta por ração, feno e bagaço de cana-de-açúcar. Ainda assim, durante o percurso os policiais encontraram as carcaças de novilhos que teriam morrido há algum tempo por causa de desnutrição.
Carcaças estavam expostas em área da propriedade rural. — Foto: Divulgação/PMA
A fazenda ainda possui cerca de 150 animais e eles aparentavam estar bem. De acordo com a PMA, a pastagem recém recuperada por causa da chuva, aliada aos alimentos suplementares, está sendo suficiente para a nutrição básica dos animais sobreviventes.
A proprietária da fazenda é uma médica veterinária de 25 anos, residente de Nova Andradina (MS). Ela foi autuada administrativamente e multada em R$ 12 mil pela PMA por maus-tratos aos animais mortos. A veterinária também vai responder por crime ambiental, que tem pena de três meses a um ano de reclusão.
Por Renata Barros, g1 MS