Dados do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), apontam que de janeiro a outubro de 2021, Mato Grosso do Sul ultrapassou a margem de US$ 4,5 milhões nas vendas de tilápia para o exterior.
Conforme os números da pesquisa, o Estado chegou a produzir 16,2 milhões do pescado, enquanto o país alcançou 53,7 milhões de peixes abatidos.
Mato Grosso do Sul o é responsável por 30,2% da produção em todo país. Onde os maiores volumes são de Aparecida do Taboado com 40,97%, Selvíria com 32,99%, Brasilândia com 6,21%, Mundo Novo com 5,68% e Itaporã responsável por 4,21%.
“O Estado se destaca pela iniciativa de fortalecer a criação de peixe em regime intensivo. A partir da criação do Programa de Avanços da Pecuária do estado (PROAPE) em 2003, a piscicultura vem recebendo incentivo para desenvolvimento”, disse o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial em Piscicultura do Senar/MS, André Nunes.
“O subprograma denominado Peixe Vida concedeu benefícios a produtores de alevinos e de peixes por meio da isenção de ICMS, através da redução de alíquota, com incentivo financeiro de 50% do ICMS para os produtores cadastrados”, emenda André.