Com todos os imunizantes disponíveis, Confira onde será a vacinação com a 1ª, 2ª e 3ª em Chapadão do Sul
Para quem quer passar a festa de fim de ano com segurança, tanto para você ou seus familiares, agora é a hora de você se imunizar ou terminar o ciclo para proteção completa contra o Covid-19.
E neste sexta-feira (10) , Chapadão do Sul estará disponibilizando vacinas de 4 laboratórios, AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen para a primeira, segundo e terceira (reforço) doses.
A vacinação acontecerá no ESF Sibipiruna, Avenida Rio Grande do Norte, N° 1898.
- Estará disponível a primeira dose para as pessoas a partir de 12 anos, que não receberam nenhuma dose da vacina covid-19;
- Segunda dose da vacina da Pfizer, para quem tomou a primeira dose a mais de 21 dias;
- Segunda dose da vacina da AstraZeneca para quem tomou tomou a primeira há 60 dias;
- Segunda dose da vacina da CoronaVac/Butantan para quem tomou a primeira há 14 dias;
- Dose de reforço da Janssen para que tomou a primeira (“única”) há 60 dias;
- Terceira para pessoas acima de 18 anos, que tomaram a segunda dose de qualquer imunizante contra a covid-19 a mais de 4 meses.
É obrigatório apresentação do comprovante de vacinação com a 1ª ou a 2ª dose e o CPF.
A vacinação é a estratégia mais eficaz no combate a pandemia e no controle da disseminação de novas variantes, fique atento e não deixe de vacinar.
A Vigilância epidemiológica de Chapadão do Sul reforça para garantir a imunização é extremamente necessário que o munícipe receba a segunda dose. A vacina não age como um remédio para a dor, de alívio imediato. Sua ação leva alguns dias para fazer efeito e a imunização só será mais efetiva com a segunda dose, que completa o ciclo vacinal. É necessário que a segunda dose seja do mesmo laboratório, ou seja, não se deve misturar as vacinas.
Mesmo que o paciente tenha tido uma reação adversa pós-vacina, não deve deixar de tomar a dose complementar. Os efeitos mais comuns apresentados após a primeira dose da vacina são dor no local da aplicação, calafrio e dor de cabeça, considerados comuns a vários imunizantes.