Para reforçar a segurança, Prefeitura de Costa Rica planeja criação de uma Guarda Municipal

Na tarde desta sexta-feira (03.12.21), o Secretário Valério Azambuja recebeu no gabinete da SESDES, em visita institucional, do Prefeito do município de Costa Rica, Dr. Cleverson, visando tratativas para criação da Guarda Civil naquele município.

Na oportunidade, o Secretário da SESDES, Valério Azambuja explanou sucintamente o processo de criação da GCM nos municípios, previsto na lei federal n. 13.022/2014. Dentre outros benefícios para a população local, os servidores da Guarda Civil Municipal cumprem papel de relevância, tais como: Fiscalização de Trânsito, Meio Ambiente, Patrulha Maria da Penha e Segurança efetiva dos próprios do município e da população usuária dos serviços.

Ao final da reunião, foi acordado que a SESDES irá enviar todo o material formal necessário para a criação da Guarda Civil, tendo como base a estrutura de funcionamento da Prefeitura de Campo Grande.

O chefe do executivo de Costa Rica irá propor projeto de lei junto à Câmara Municipal, criando a Guarda Civil naquele município.
Após essa medida, a Prefeitura de Campo Grande irá celebrar termo de cooperação com o município de Costa Rica, visando intercâmbio de conhecimento e apoio mútuo para a efetivação da implantação da GCM.

Participaram da visita:

– SESDES
Izaias de Castro Moreira Lima, Superintendente de Inteligência e Atividades Estratégicas

Samuel Pires, Assessor de Projetos e Planejamento

Wandir Yassumoto, Chefe de Gabinete

PREFEITURA DE COSTA RICA
Pedro Wlademir de Andrea, Investigador de Polícia e Vice-Presidente do Conselho Municipal de Segurança e assessoria.

Fonte: Assessoria