A Prefeitura de Chapadão do Sul por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou o projeto Educar PRF, que tem como objetivo conscientizar os alunos dentro da sala de aula, explicando um pouco mais de como funciona o trânsito no mundo em que vivemos.
O Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Muzambinho) em parceria com a PRF promove o curso “Educação para o Trânsito – Multiplicando Parceiros” que tem como objetivo principal capacita-los e trabalhar a temática trânsito nas escolas de todo o Brasil.
Segundo o secretário de educação Guerino Perius, a parceria da SEMEC e PRF é muito importante, incluindo todas as ações nas escolas, mostrando todos os valores que existem dentro do trânsito e explicando que onde não há regras, não tem ética, não tem respeito e a anarquia prevalece. “O trânsito só funciona quando as pessoas se educam para isso, quando elas têm conhecimento ao direito do pedestre, do ciclista, motociclista e motorista. São tantos atores no dia a dia que temos que nos atentar mais para viver com tranquilidade no trânsito”, finaliza o secretário.
Durante o Evento, foram realizadas diversas apresentações de danças, e peças teatrais, onde relatavam ações do cotidiano que acontecem nas vias.
O PRF Fábio Sodré, Inspetor representante no estado de Mato Grosso do Sul disse que esse projeto é fundamental, pois a parceria das escolas junto da PRF ajuda a fornecerem conteúdos aos professores para as crianças, de forma transversal, chamando a atenção de crianças e adolescentes dentro do trânsito “Quando se trata de aprendizagem no trânsito, quanto mais cedo começar, é melhor, mais eficiente. Pois eles conseguem absorver de uma forma mais rápida, e mais eficiente. Também, cobram seus pais e sensibilizam os adultos o que é difícil conseguir, pois quando o ser humano vai ficando mais velho, mais difícil fica para se adequar as mudanças”, ressalta o PRF Sodré.
O Projeto Educar PRF esteve presente dentro de todas as escolas municipais da cidade, e contou com diversos elogios que foram arrancados dos alunos, professores e própria equipe da Polícia Rodoviária Federal.
Clique aqui e confira mais algumas fotos deste evento
*Assecom PMCS