Inaugurado há dois meses, o Ponto de Atendimento Virtual, PAV, da Receita Federal, já realizou cerca de 450 atendimentos aos contribuintes. A estrutura do PAV está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, SEDEMA, e realiza serviços como:
- Alteração e/ou atualização dos dados cadastrais CPF;
- Impressão comprovante de inscrição CPF;
- Consulta/impressão Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida ativa da União – CPF e CNPJ;
- Negociações / Parcelamentos;
- Emissões de DARF;
- Acesso e-CAC (plataforma digital Receita Federal);
- Consulta pendências /situação fiscal;
- Consulta Restituição e situação da declaração IRPF;
- Protocolos;
- Atendimento orientado para obtenção de informação e esclarecimento de dúvidas;
- Atendimento orientado e demonstração obtenção dos serviços disponibilizados no e-CAC.
“O PAV atende todo o município de Chapadão do Sul e Região, e o objetivo desse programa é fornecer os serviços da Receita Federal de forma gratuita, sem a necessidade do contribuinte se deslocar até uma agência. Nós digitalizamos toda documentação necessária e abrimos um processo eletrônico para o Órgão Federal e com um prazo de 2 a 3 dias úteis, damos a resposta para o serviço solicitado”, explica a estagiária Amanda Alice Helbich, que presta os atendimentos aos contribuintes.
Para ter acesso ao PAV, os interessados devem comparecer presencialmente na Unidade de Atendimento e cumprir todas as exigências solicitadas juntamente com a apresentação de toda documentação pessoal. O Atendimento PAV é realizado de segunda a sexta-feira, das 07h às 15h. Os telefones para contato são: (67) 3562-1821 e (67) 99836-5893. O e-mail é rfbchapadao@gmail.com