MS colheu 2% da área cultivada com soja na safra 2015/2016

Em razão do excesso de chuva que atingiu várias regiões de Mato Grosso do Sul entre o fim de 2015 e o início de 2016, o estado colheu até o momento somente 2% da área cultivada com soja nesta safra, segundo dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores da oleaginosa (Aprosoja/MS).

Com a estiagem dos últimos dias, os produtores, de acordo com a entidade, estão colocando o maquinário em campo para acelerar a colheita. . “Os trabalhos de retirada da soja ganham força a partir de agora, após as elevadas precipitações, que inviabilizaram a entrada de colheitadeiras na lavoura, principalmente no Sul do estado, região que mais sofreu com as chuvas”, avalia o presidente da Aprosoja/MS,  Christiano Bortolotto.

É o caso, por exemplo, do sojicultor, Heberton José Andrade, que cultiva a oleaginosa em uma área de 6.500 hectares no município de Cassilândia, região que também sofreu com a longa temporada de chuva. “Estou colhendo a soja que foi dessecada há 15 dias, calculo que na minha propriedade a média será de 48 sacas por hectare”, explicou o agricultor.

De acordo com a Aprosoja/MS, foram cultivados com o grão nesta temporada em Mato Grosso do Sul, 2,4 milhões de hectares. A produtividade projetada, apesar do excesso de chuva, é de 50 sacas por hectare de média, o que indica que a produção estadual pode chegar a 7,2 milhões de hectares e representar 4,1% de incremento em relação a safra passada.

 

 

G1 MS – Imagem ilustrativa