Chapadão do Sul e Costa Rica ganharam Sala Lilás para atendimento às mulheres vitimas da violência

Idealizadas para oferecer atendimento especializado às mulheres, adolescentes e crianças em situação de violência, as novas “Salas Lilás” de Mato Grosso do Sul, começaram a ser inauguradas na segunda-feira (22) e hoje (23), Bandeirantes e Camapuã, serão duas das cidades do interior que passarão a contar com a iniciativa.

Ao todo 17 municípios que não tem delegacias especialistas no atendimento à mulher, irão inaugurar as “Salas Lilás” até o dia 23 de dezembro. O investimento na estrutura para criação de espaço diferenciado nas unidades da Polícia Civil é de R$ 680 mil. O recurso foi viabilizado por convênio entre a Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Mato Grosso do Sul conta com outras 12 delegacias de Atendimento à Mulher, localizadas em municípios-polo regionalizados, com a competência de “atender, investigar e apurar crimes crimes como assédio sexual e agressões.

“Essas novas Salas Lilás possibilitarão maior conforto e segurança para mulheres vítimas de violência no momento do registro do boletim de ocorrência, humanizando o atendimento, incentivando o rompimento do ciclo da violência e encorajando a procura por direitos e o acesso à justiça”, comenta a subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres, Luciana Azambuja. A primeira “Sala Lilás” do Estado foi inaugurada no IMOL de Campo Grande, em novembro de 2017. Agora, serão mais 17 unidades.

Confira o cronograma de inaugurações.

Caarapó – 22/nov

Amambai – 22/nov

Bandeirantes – 23/nov

Camapuã – 23/nov

Água Clara – 29/nov

Anaurilândia – 30/nov

Deodápolis – 1/dez

Glória de Dourados – 1/dez

Angelica – 3/dez

Costa Rica – 7/dez

Chapadão do Sul – 7/dez

Eldorado – 10/dez

Iguatemi – 10/dez

Porto Murtinho – 14/dez

Paranhos – 16/dez

Ladário – 21/dez

Miranda – 21/dez

Por Adriano Fernandes –  CAMPO GRANDE NEWS