Morreu na última segunda-feira (18) um morador de Corumbá, cidade distante 444 quilômetros da Capital, diagnosticado com gripe H1N1. A confirmação da doença saiu ontem (20) depois que exames ficaram prontos.
Segundo nota emitida pela Secretaria de Saúde da cidade, o paciente – que não teve identidade divulgada – começou a passar mal no dia 10 de janeiro.
Informações de parentes à secretaria indicam que o homem só procurou atendimento médico no sábado passado, dia 16. O paciente foi ao Pronto Atendimento Médico (PAM) da cidade e ficou internado.
“A equipe de Vigilância Epidemiológica está investigando o caso. A família autorizou a coleta de material para exame e o resultado foi positivo para H1N1”, disse a secretária de saúde, Dinaci Ranzi.
CASOS
Só em Corumbá, nesses primeiros dias de 2016, foram quatro notificações de casos com suspeita de infecção pelo vírus H1N1. A secretaria afirma que dois casos foram descartados e, além da morte, outro caso ainda aguarda confirmação.
Último boletim estadual sobre a situação da doença em Mato Grosso do Sul revelou que de janeiro até novembro do ano passado foram 271 notificações da doença e cinco casos da influenza A, causada pelo vírus H1N1, foram confirmados.
No ano passado, até novembro, foram 7 mortes confirmadas em todo o Estado, o ano anterior, 2014, foi quando mais mortes ocorreram, 29 em todo Mato Grosso do Sul. Dados deste ano ainda não foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Correio do Estado