Secretaria de Saúde convoca população para combater o mosquito aedes aegypti

A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde, organizou na tarde da última terça-feira, 09, uma reunião para debater o enfrentamento ao combate da dengue em nosso município. A reunião teve a participação da Secretaria de Saúde, SEDEMA, Secretaria de Governo, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Rotary, APECSUL e Imprensa.

A secretária de Saúde, Valéria Lopes, reforçou que para combater ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya é necessário o apoio de todo população, com amplo apoio da sociedade civil. “Precisamos do apoio de toda sociedade. Vamos adotar soluções e parceria para o enfrentamento mais severo contra o mosquito da dengue, entretanto, só conseguiremos vencer se todos se unirem em prol deste problema. É necessário todos falarem a mesma linguagem. Vamos levar o enfrentamento à proliferação do mosquito da dengue em todos os ambientes, tendo um olhar fraterno”, ressalta.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Rech, reforçou durante a reunião que a Saúde de Chapadão do Sul está focada em mapear os casos e tratar o quanto antes, ressaltando que não tivemos nenhum óbito este ano mesmo com centenas de casos confirmados. “A Vigilância Epidemiológica está fazendo mais exames esse ano, e é preocupante a circulação da dengue, zika e chikungunya em nosso município. Conseguimos tratar bem os nossos casos, mas precisamos diminuir o número de caso para não acontecer o pior”, finaliza.

A coordenadora do Controle de Vetores, Keila Gonçalves, explicou que a Secretaria de Saúde vem trabalhando incansavelmente para combater o aedes aegypti, entretanto, o setor é responsável pela fiscalização e orientação, mas a população precisa fazer a sua parte e limpar o seu quintal. “Nosso trabalho é de janeiro a janeiro, sempre conscientizando e cobrando os munícipes. Vamos em pontos estratégicos seguidamente, mas também vamos nos domicílios, que hoje são onde existem os maiores focos da larva do mosquito”, finaliza.

Após as falas, os presentes debateram propostas e soluções para enfrentamento ao aedes aegypti, antes que se torne um problema maior do que realmente precisa ser. Campanhas publicitárias, conscientização nas entidades e mutirão serão realizados nos próximos dias, mas a verdadeira ajuda ao combate da dengue é cada um fazendo a sua parte e limpando bem o seu quintal.

Como combater o Aedes Aegipty 

Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;

Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

Manter caixas d’agua bem fechadas;

Remover galhos e folhas de calhas;

Não deixar água acumulada sobre a laje;

Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana;

Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;

Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;

Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

Acondicionar pneus em locais cobertos;

Fazer sempre manutenção de piscinas;

Tampar ralos;

Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;

Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;

Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;

Catar sacos plásticos e lixo do quintal.