A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde informa a população sul-chapadense sobre a prevenção do Câncer de Boca e quais cuidados deve-se ter para evitar esse mal.
O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino, por isso, ela é destacada durante a Campanha Novembro Azul.
O câncer de boca pode ser detectado em fase inicial da doença, o que permite tratamento mais efetivo e cura. É necessário estar atento a qualquer alteração na boca, desde mudanças na coloração até o surgimento de lesões parecidas com uma afta, que não cicatrizem em até 15 dias. Nesses casos, deve-se procurar logo uma das seis ESF’s de Chapadão do Sul e pedir atendimento odontológico para uma análise do especialista.
Fumantes e pessoas que consomem bebidas alcóolicas frequentemente têm maior risco de desenvolver câncer de boca e por isso devem estar especialmente atentos a sinais e sintomas suspeitos. Aproveite as consultas com o dentista para tirar dúvidas e, principalmente, relatar qualquer sinal ou sintoma diferente.
Risco de Câncer de Boca
Tabagismo: Quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco, como cigarro de palha, fumo de rolo, tabaco mascado, charutos, cachimbos e narguilé, entre outros, tem risco muito maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que não fumantes.
Consumo de bebidas alcoólicas.
Exposição ao sol sem proteção representa risco importante para o câncer de lábios.
Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de boca.
Infecção pelo vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe.
*Assecom PMCS