Cointa: Vereadores participam de evento em Coxim, em que Tereza Cristina destina R$ 2,8 milhões de recursos para programas de incentivo local
A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, passou o fim de semana em terra natal e cumpriu agendas em Mato Grosso do Sul. Neste domingo (7), visitou a região norte do Estado e concedeu R$ 2,8 milhões de recursos para programas de incentivo local.
O valor foi estabelecido em convênio entre o ministério da Agricultura e o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa), grupo de prefeitos da região norte.
Estiveram presentes os vereadores de Paraíso das Águas Profº Leonardo (DEM), Ueder Angola (DEM), Fio do Povo (PSDB), Neife Vida (DEM) e Tuta (PSDB), além do prefeito Anízio Andrade (DEM).
“O Consórcio atende os pequenos produtores, pequenas indústrias artesanais. Eles precisam de uma estrutura de veterinários, por exemplo, que sozinhos eles não conseguiriam, mas juntos estão fazendo um grande trabalho”, disse Tereza Cristina.
A visita à Coxim se deu na reunião do “Norte Forte MS”, projeto de iniciativa do Sebrae-MS junto ao Cointa, que acompanha lideres e pequenos produtores da região norte e planeja ações de desenvolvimento sustentável.
“Eu ganhei uma cesta com mel, peixe já embalado, e é assim que começa a profissionalizar esses pequenos produtores. Isso irriga a economia local, da emprego e gera renda e, através do Consórcio, eles conseguiram fazer isso de maneira célere”, completou a ministra.
Ao lado de Tereza Cristina esteve o secretário Estadual de Infraestrutura (Seinfra), Eduardo Riedel, que defendeu que a união das prefeituras locais possibilitou um maior avanço da região.
“Não tem aquela de um puxando para um lado e outro para outro, isso é muito importante e os convênios estão sendo assinados. A ministra Tereza Cristina colocou recurso aqui no Cointa porque sente essa maturidade, organização, gestão e prestação de conta adequada”, apontou.
São 14 municípios da região norte que compõem o Cointa. A ministra alegou que a organização permitiu que o norte do Estado seja a “bola da vez” e que, se outrora o desenvolvimento no local foi apenas pontual, agora a agricultura ganhará espaço.
” A região norte deixa de ser uma região pobre, para ser de desenvolvimento, investimentos e empregos para a população”, disse.
*BNC Noticias