Família produz pequi gigante que chega a pesar mais de 2 kg em MT: ‘terra fértil’
Uma produção de pequi localizada em uma chácara de São José do Xingu (MT) tem chamado a atenção da população devido ao tamanho do fruto. Alguns frutos colhidos na região chegam a pesar mais de 2 kg. Geralmente, os pequis produzidos no estado pesam de 100 a 300g.
Ao g1, o agrônomo Gustavo Matos Gonçalves contou que todos os anos ‘nascem’ pequis gigantes, mas afirma que não sabe o que acontece para que os frutos cresçam dessa maneira.
“Não sei dizer se é um pequi de uma espécie diferente, mas acredito que o solo fértil pode ter ajudado nesse processo. Aqui na chácara tem bastante pé de pequi, mas esse é o único que produz frutos desse tamanho”, disse.
Devido à alta produção, a família de Gustavo passou a comercializar os frutos na cidade, que fica a cerca de 11 km da chácara, e para turistas que apreciam o pequi.
Nesta semana, o prefeito de São José do Xingu, Sandro Costa, compartilhou fotos da produção da chácara nas redes sociais.
“Pequi gigante do Xingu. São José do Xingu, a capital do boi gordo, da soja e agora do pequi gigante”, disse.
Pequi
O pequi produzido no Cerrado é uma das maiores árvores do bioma, alcança até dez metros de altura e pode produzir até 6 mil frutos por ano. Geralmente, os frutos possuem de seis a 14 cm de comprimento por seis a 20 cm de diâmetro, e pesam até 300g cada.
Os frutos têm a casca verde-escuro e o caroço amarelo com espinhos fica abrigado pela polpa. Entre setembro e dezembro, o pequizeiro enche as regiões onde é encontrado de flores grandes e amarelas.
A partir de janeiro, começa o período da safra que vai até abril. Durante a safra, o pequi se incorpora na paisagem de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, norte de Minas Gerais, Distrito Federal e Tocantins.
Por g1 MT