Costa Rica. Denúncias de cunho político desrespeitam trabalhadores da saúde que não medem esforços para atender à população

 Conhecido pela sinceridade nas manifestações públicas o secretário municipal de Saúde de Costa Rica, Jesus Queiroz Baird, voltou a lamentar o uso de “viúvas” por derrotados na última eleição que tentam denegrir o trabalho de técnicos, enfermeiros e médicos que passaram dois anos cuidando exaustivamente da população durante a pandemia de Coronavirus. A atual gestão do prefeito Cleverson dos Santos aumentou o contingente de médicos para melhorar as ações de saúde durante a pandemia de Covid-19, num trabalho hercúleo que durou dois anos de ações intensivas com as equipes trabalhando com carga horária dobrada.

Baird destacou que Costa Rica conta com 18 especialidades medicas. Foi aumentado o contingente de médicos, técnicos em enfermagem e enfermeiras. O Pronto Socorro conta com nove médicos que atendem uma demanda represada de dois anos por conta da Pandemia de Covid-19. Com praticamente o fim da doença os tratamento de rotina aumentaram consideravelmente nos postos de saúde. Somente na secretaria – concessões de receitas e exames – são atendidos cerca de cem pessoas diariamente.

Os médicos de Atenção Básica de Saúde seguem trabalhando com carga horária dobrada no Centro de Especialidades e na Fundação Hospitalar. Jesus Baird destacou a manutenção do nível de atendimento à toda população. Segundo ele nenhum município da região consegue mantem o mesmo padrão e qualidade oferecida por Costa Rica no momento. “Quando viúvas de derrotados” tentam denegrir um trabalho desta magnitude faltam com o respeito com uma classe de trabalhadores que deixam suas famílias em casa para atender da melhor forma possível problemas de saúde sai ciddadãos.

O secretário admitiu que a demanda que vinha represada de dois anos realmente acaba criando um estrangulamento no sistema que vai sendo gradativamente corrigida com ações  de gestão. Qualquer ocorrência que  foge do padrão é pessoalmente verificada por Baird ou um Diretor de Departamento na busca de uma solução rápida. Lamentou que algumas pessoas ainda se deixam ser usadas por derrotados políticos ao invés de buscarwn a solução do problema.

A cada reclamação com finalidade política tem pelo menos dez cidadãos que apoiam as ações de saúde e estão satisfeitas com o atendimento no município, enfatizou o secretário. Ao contrário de um passado recente a cidade conta com uma das melhores e mais eficientes estruturas do estado. Baird lembrou ainda que técnicos, enfermeiros e médicos estão há dois anos atendendo uma demanda intensa causada pela pandemia, cansados, esgotados e mesmo assim seguem na linha de frente para fazerem o melhor pela população. “Mesmo assim são alvos de ações raivosas de perdedores no campo politico”, lamentou

Assescom