Waldeli e SIMCOR abre negociações para tratar do aumento salarial dos Servidores Públicos Municipais
Ao retornar das férias nesta segunda-feira (18), o prefeito Waldeli dos Santos Rosa anunciou que abriu negociação com o SIMCOR – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Costa Rica – MS, para tratar do reajuste salarial dos funcionários.
“Sempre busco um bom diálogo com os servidores. As questões são complexas, os recursos cada vez menores e os problemas maiores. O diálogo é sempre um bom caminho que a gente procura nutrir na nossa gestão e com o sindicato e os servidores é ainda mais, pois são os nossos parceiros para desdobrar as políticas públicas com a comunidade”, afirmou o prefeito em entrevista a nossa reportagem.
Durante a entrevista, Waldeli explicou que será muito difícil para a administração repassar o valor da inflação (10,67%), “visto que a arrecadação do Município no decorrer do ano de 2015, incluindo repasses de convênios, foi de menos 2,17% (negativo). Agora quando desconsideramos os convênios Estaduais e Federais, esse valor do acréscimo passa a ser de 9,41% (positivo)”.
“Diante dessa dificuldade, abrimos negociação com o SIMCOR para fazermos uma ampla discussão sobre a crise econômica que estamos vivenciando no País, e assim, encontrarmos juntos, um ponto de equilíbrio para o reajuste salarial dos servidores públicos municipais, sem colocarmos a administração em dificuldades”, explicou Waldeli que acrescentou e não medirá esforços para continuar valorizando a classe.
Waldeli complementa: “nos três últimos anos, nosso governo, dentro de suas possibilidades, fez o melhor que pode. Estaremos avaliando o impacto das condições propostas pelo SIMCOR aos cofres públicos, de maneira a garantir o cumprimento da legislação e, ainda, dos compromissos com recursos próprios do Município, visto a instabilidade que estamos enfrentando com recursos federais e estaduais”, ponderou.
“Nossa administração tem por parâmetro a valorização dos servidores municipais, como exemplo, cito o pagamento do salário dos funcionários, que não só é em dia, como é sempre antecipado, ou seja, toda última sexta-feira do mês está na conta, seja dia 31 ou 26 como será no mês de fevereiro deste ano”, complementou Waldeli que garante que o servidor público de Costa Rica conta com uma administração sensível às suas causas e que reconhece seu valor.
Nossa reportagem também pesquisou os Municípios vizinhos e apurou que em Figueirão – MS, segundo o secretário Kênede Barbosa, a estimativa é de 8 %, mas a Prefeitura em discussão tentará baixar a 5%, pois um índice maior que este de acordo com ele, subirá demais a folha salarial. Já em Chapadão do Sul – MS a negociação deverá começar somente no mês de março com proposta do Executivo, extra oficial, de no máximo 6%.
Na cidade de Chapadão do Céu – GO, a previsão é que seja discutido um valor de mais ou menos o INPC do mês de março. E em Alcinópolis – MS a expectativa é que os servidores recebam no máximo o valor da inflação.
costaricaemfoco