Figueirão: Prefeitura é a primeira a implantar o sistema coaching,
Tornar cada vez mais habitual no serviço público, as técnicas utilizadas em empresas privadas, que estimulam o colaborador e impacte nos resultados. A partir desta premissa, a Prefeitura Municipal de Figueirão (MS) é a primeira em Mato Grosso do Sul a adotar o coaching, ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional, que avaliará o desempenho de todas as pastas e seus gestores, com a finalidade de melhor prestação de serviços.
“No Estado ainda é novidade essa técnica em repartições públicas. Apenas o Tribunal de Justiça aposta na técnica para otimizar os serviço, juntamente com diretores de cartórios e fóruns”, afirma o coach André Luiz Godoy. “O serviço público nos Estados Unidos, multinacionais, empresas de grande porte e de referência, fazem uso do coaching, com o objetivo de estimular a auto avaliação e diagnosticar os processos que travam o desenvolvimento”, detalha Godoy.
Em Figueirão o coach recebeu a missão de planejar as ações e avaliar os resultados dos últimos nove meses, período em que a prefeitura está sob comando da atual gestão. “Nesta primeira parte do trabalho foram levantados dados das secretarias e seus dirigentes, em seguida será apresentado diagnóstico, incluindo correção dos problemas encontrados e metas para cada setor”, sinalizou Godoy, que dirigiu a reunião em que secretários se auto avaliaram, apontaram características do chefe do executivo, que também teve de pontuar suas próprias particularidades, bem como ponderar seu time.
“O objetivo é dar um choque na gestão e verificar onde estão as lacunas, sejam elas administrativas ou pessoais, e corrigi-las de forma contundente, estimulando um processo que beneficie o colaborador, em sua evolução integral, mas também com impacto no atendimento da população, que carece que profissionais preparados à solucionar problemas com eficiência”, enfatizou o prefeito, Rogério Rosalin, que também passa por avaliação.
O diagnóstico desenvolvido pelo profissional de coach envolve as secretarias de Assistência Social, Saúde, Agricultura, Educação, Obras e Administração, além do prefeito, chefe de gabinete, coordenador de serviços gerais, do controle interno e setor de compras. “Será um panorama completo que contribuirá muito com o sucesso das próximas atividades. Com essa avaliação de desempenho devemos tomar algumas decisões que contribuirão de forma positiva para a população, principalmente em dois aspectos, um melhor atendimento e também na economia da máquina pública que retornará em obras de investimento no município”, justifica Rosalin.
Texto: Diego Silva
Fotos: Rubem Teixeira Vasconcellos