Costa Rica adere a programa para melhorar alfabetização na rede pública

Acompanhado da secretária municipal de Educação, Maria Barbosa, e da subsecretária da pasta, Angélica Moraes, o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, participou do lançamento do programa “MS Alfabetiza”, realizado nesta segunda-feira (25) no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

Costa Rica aderiu ao programa que visa criar as condições necessárias para que os estudantes da rede pública possam melhorar a aprendizagem durante a alfabetização no 1° e 2° ano, em áreas como leitura e escrita, adequadas para suas idades.

Conforme a secretária municipal de Educação, Maria Barbosa, com a adesão o município vai receber investimentos na rede estadual e municipal de ensino, na qualificação profissional dos professores, material didático complementar, avaliação dos alunos, premiação às escolas, assim como apoio pedagógico.

Foto Noticia Principal Grande

Ao lançar oficialmente o “MS Alfabetiza”, o governador Reinaldo Azambuja destacou que nesta primeira etapa serão mais de R$ 8,5 milhões no programa. “Esta lei foi aprovada na Assembleia Legislativa e vai permitir ao Estado atuar junto com as redes municipais de ensino. Melhorar alfabetização dos alunos para esses jovens chegarem preparados no ensino médio e superior. Se não tivermos uma boa alfabetização, de que adianta investir nos outros ensinos? ” indagou ele.

O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, falou da importância do programa para a preparação dos jovens para o futuro: “O grande objetivo dessa parceria: Governo Municipal e Governo Estadual é melhorar a qualidade de ensino básico no nosso Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul tem municipalismo em todas as áreas e, na educação, não poderia ser diferente. Esta integração, município e Estado, é fundamental para o nosso resultado a longo prazo, para o nosso futuro”.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, o programa vai impulsionar ainda mais a qualidade do ensino que já é ofertado na rede municipal. “A partir de 2022 os materiais didáticos diferenciados serão entregues para nossos alunos do 1º e 2º ano para garantir a alfabetização. Além disso, o programa ainda vai conceder bolsa de incentivos para coordenadores municipais e formadores locais, ações que vão impactar de forma positiva o ensino municipal. Governo municipal e estadual estão unidos no propósito de promover uma educação de qualidade”, concluiu o gestor.

 

*Assecom PMCR