Você já ouviu falar em RPPN?
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma unidade de conservação perpétua, onde o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.
Foi aprovada pelo ICMBio mais uma RPPN no município de Chapadão do Sul, denominada RPPN Arival Antônio Zardo, localizada na Fazenda Rancho Ideal III.
Criadas em 1990, as RPPNs são instrumentos que auxiliam na preservação da natureza, mas de propriedade privada. Em 2000, elas foram equiparadas às unidades mantidas pelo Poder Público. Atualmente, as RPPNs federais e estaduais somam 81 mil e 66 mil hectares em Mato Grosso do Sul, chegando a marca de 55 unidades.
A criação da nova RPPN se deu por meio de uma parceria entre a Sedema e Fundação Neotrópica do Brasil e a gestão da reserva será feita pela proprietária da fazenda Rancho Ideal, Sra. Maria Otília Zardo.
A primeira visita à RPPN recém criada foi feita pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, onde os conselheiros puderam conhecer a área e discutir sobre como o Conselho poderá auxiliar as RPPNs, em cumprimento ao Decreto Estadual nº 14755/2017, que prevê que o município deverá priorizar a manutenção da qualidade ambiental das áreas protegidas, por meio de ações tais como:
– criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente que contemple benefícios à RPPN;
– inclusão de programas, projetos e de atividades de apoio no planejamento orçamentário plurianual;
– formalização de convênios com instituições do terceiro setor, que possuam comprovada atuação na criação e na gestão de áreas protegidas.
A presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Priscila Quevedo, afirmou que o apoio às RPPNs será tratado com prioridade, tendo em vista a importância dos serviços ambientais prestados por estas unidades de conservação.
A Sedema parabeniza a Sra. Maria Otília Zardo pela iniciativa de preservar voluntariamente uma área de 211,70 ha de Cerrado no município de Chapadão do Sul.
Assecom