Nesta sexta-feira (15) , Chapadão do Sul estara disponível vacinas de 3 laboratórios, AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer, para a primeira, segundo e terceira (reforço) doses.
A vacinação acontecerá no ESF Saúde Lar, na Rua Campo Grande N°585.
Estará disponível a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos que não receberam nenhuma dose da vacina covid-19;
Segunda dose da vacina da Pfizer, para quem tomou a primeira dose até o dia 24 de setembro;
Terceira dose para trabalhadores de saúde de todos os níveis e idosos acima de 60 anos que tomaram a segunda dose de qualquer imunizante contra a covid-19 até o dia 15 de junho;
E também para pessoas com alto grau de imunossupressão, conforme a orientação da Secretaria Municipal de Saúde , o paciente imunossuprimido deverá apresentar no ato da vacinação o laudo médico que ateste um das condições relacionadas abaixo:
- Imunodeficiência primária grave
- Quimioterapia para câncer
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
- Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3
- Uso de corticóides em doses ?20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ?14 dias
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune
- Pacientes em hemodiálise
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Para os indivíduos com alto grau de imunossupressão o intervalo para a dose de reforço é para quem tomou a segunda dose até dia 17 de setembro de 2021.
Chapadão do Sul voltou a disponibilizar doses para pessoas de 18 anos ou mais que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra o COVID-19.
Também estará aplicando a segunda dose da CoronaVac para quem tomou a primeira dose até dia 01 de outubro.
Nesta sexta-feira também estará sendo disponibilizado a segunda dose da AstraZeneca para quem tomou a primeira dose até 31 de julho.
A vacinação é a estratégia mais eficaz no combate a pandemia e no controle da disseminação de novas variantes, fique atento e não deixe de vacinar.
A Vigilância epidemiológica de Chapadão do Sul reforça para garantir a imunização é extremamente necessário que o munícipe receba a segunda dose. A vacina não age como um remédio para a dor, de alívio imediato. Sua ação leva alguns dias para fazer efeito e a imunização só será mais efetiva com a segunda dose, que completa o ciclo vacinal. É necessário que a segunda dose seja do mesmo laboratório, ou seja, não se deve misturar as vacinas.
Mesmo que o paciente tenha tido uma reação adversa pós-vacina, não deve deixar de tomar a dose complementar. Os efeitos mais comuns apresentados após a primeira dose da vacina são dor no local da aplicação, calafrio e dor de cabeça, considerados comuns a vários imunizantes.