Jogo entre Palmeiras e Corinthians no feminino duplica o número de apostas

Liga dos Campeões, Copa América, Campeonato Brasileiro, Eurocopa, Libertadores, Copa do Mundo – todos esses torneios, entre tantos outros, atualmente fazem parte do calendário do futebol feminino, que já conta com uma legião de torcedores apaixonados. No final do mês passado, Corinthians e Palmeiras fizeram a grande final do Brasileirão. E dentro das quatro linhas, o Timão acabou saindo vitorioso, sua terceira conquista do torneio – já fora de campo, números jamais vistos foram alcançados.

 

Audiência recorde

 

A transmissão do duelo bateu recordes de audiência na televisão aberta, citações nas redes sociais, plataformas de streaming, além da premiação e patrocínio. Ademais, a casa de apostas que apoia a competição, patrocinando a exibição do torneio em TV aberta, registrou um crescimento acentuado em relação ao ano passado.

A partida ocorreu na Neo Química Arena, onde o Corinthians desbancou o rival por 3 a 1, tornando-se tricampeão do Campeonato Brasileiro Feminino 2021. Esse clássico do futebol feminino registrou uma audiência histórica da competição. Sendo transmitida na Band, a partida alcançou picos de 6 pontos, suplantando vários concorrentes no horário, como o SBT. Já a Sportv fez a exibição pela TV paga, e também chegou a liderança de audiência frente aos concorrentes do setor esportivo, ficando também no segundo lugar do ranking geral da TV à cabo.

De acordo com o diretor de marketing da Casa de Apostas, Hans Schleier, “o futebol feminino não é mais uma promessa, é uma realidade. Mesmo caminhando a passos pequenos e até discretos, se comparados com a modalidade masculina, a feminina melhorou os investimentos dos clubes, a estrutura, as competições são bem planejadas e temos que acompanhar o mercado, incentivar. É de suma importância estar envolvido neste processo”. No mundo virtual, os dados apresentados demonstram a evolução da modalidade e do crescimento do torneio. Isso porque, no dia do duelo entre Corinthians e Palmeiras, as casas de apostas com bônus de registro tiveram um aumento impressionante no número de palpites, sendo que muitos torcedores aproveitaram as facilidades para arriscarem alguns pitacos, ainda mais em uma partida tão importante e repleta de rivalidade.

Enquanto isso, dentro de campo, o crescimento da competitividade era nítido, já que ambos os times investiram mais em seu plantel, e as duas equipes estavam repletas de jogadoras que costumam figurar na lista de convocadas para a seleção brasileira feminina. No TikTok, a partida chegou a ter mais de 355 mil telespectadores – enquanto isso, outros milhares de torcedores acompanharam a partida pelo YouTube, no canal Desimpedidos, que tem exibido a competição desde o início.

 

            Preocupação com Copa bienal

 

Recentemente, a FIFA propôs a realização de uma Copa do Mundo a cada dois anos, e o tema tem sido uma das pautas mais ativas do mundo esportivo. A proposta inclui tanto o futebol masculino quanto feminino, e tem desagradado alguns agentes importantes do futebol mundial. Na terça-feira (4), a Associação Europeia de Clubes (ECA), a Uefa e outras dez ligas expressaram suas preocupações sobre o futuro do esporte através de uma carta.

O comunicado divulgado no site oficial da Uefa dizia: “Para ser claro, não se trata de forma alguma da Europa defender a sua posição, nem de uma questão de seleção de futebol contra clubes. Nossas reservas centram-se em nosso desejo de um desenvolvimento global equilibrado e inclusivo que dê às mulheres e meninas as melhores condições para jogar o jogo mais amado em todos os níveis e em todas as sociedades”.

O foco central da carta era de que a FIFA analisasse com cuidado todos os impactos que uma Copa bienal poderia causar, e que a entidade dialogasse com as ligas de futebol e agentes organizadores das competições europeias.