Saúde presta assistência domiciliar na reabilitação do pós-covid: Fisioterapia Home Care

A Síndrome Pós-Covid19, consiste um conjunto de sinais e sintomas, multissistêmicos e persistentes, que afetam o cotidiano do paciente, necessitando assim de reabilitação.

No caso da fisioterapia Home Care, o atendimento é realizado no domicílio de pacientes graves, após alta hospitalar, que apresentam muitas dificuldades, entre estas:  redução de força muscular, redução da amplitude de movimento, diminuição da mobilidade, dificuldades de vida diária, fadiga, diminuição da resistência cardiovascular, visando desta forma restabelecer a recuperação do paciente.

É fundamental a atuação do fisioterapeuta nesta reabilitação, principalmente uma avaliação de forma individualizada para também uma conduta individualizada que inclui exercícios de fortalecimento muscular, de melhora da amplitude de movimento, exercícios aeróbicos para melhora da capacidade cardiorrespiratória, exercícios funcionais para melhor realização das AVDs (Atividades de vida diária).

A avaliação dos sintomas na Síndrome Pós-Covid sofre influência multissistêmica, e deve ser sempre multidimensional! Além do fisioterapeuta, é importante que haja o engajamento de uma equipe multidisciplinar: médico, fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional, nutricionista, para que assim o paciente tenha uma melhor reabilitação e seja assistido dentre suas principais necessidades.