Alcinópolis: SEMUDES e Fundação apresentaram resultado da colheita da soja em campo experimental

Na manhã desta quarta-feira, foi realizada no plenário da Câmara Municipal, uma reunião entre a prefeitura municipal através da SEMUDES “Secretaria de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente” e a Fundação Chapadão, para apresentar os resultados da Colheita da soja, feita em Campo Experimental safra 2020/2021.

O Munícipio e a Fundação fez um Convênio para desenvolver o Projeto da Integração Lavoura-Pecuária em umas propriedades rural.

Ao total foram 5 hectares nessa primeira etapa do projeto, que teve problemas climáticos, utilizando 25 variedades de soja .

O resultado obtido teve variações em vários talhões de plantio. Alguns a media chegou aos 40 sacas por hectares, outros a produção foi bem menor e a media foi de 21 sacas por hectare.

A Secretária Municipal da SEMUDES, explicou que a parceria com a Fundação Chapadão, foi extremamente importante, pelo acompanhamento, orientação, já que é uma referencia em Pesquisas e tem uma equipe altamente qualificada.

O Diretor Executivo- “André Piesanti, disse que o resultado foi muito positivo, algumas variedades mostraram o resultado satisfatório e de alta produtividade, o que deixou bastante animados para a próxima safra. O diretor também confirmou que ocorreram alguns fatores extras, que prejudicou a produção em algumas areas. O projeto continua e acreditamos que Alcinópolis tem potencial para produção de grãos.

O Prefeito Dalmy Crisóstomo, disse que o resultado já era para ter sido apresentado há tempo, mais devido alguns entraves, somente nessa data foi possível.

Dalmy lembrou que a administração acreditou muito nesse projeto e os resultados de hoje, apesar de ter encontrado algumas adversidades climáticas, vai trazer novas atividades para o setor agropecuário, principalmente para nova área com a integração Lavoura Pecuária. Lembrou o prefeito que o relevo das terras no município também é um fator positivo para futuro.

“É de conhecimento de todos, que onde colocava dois a três cabeças de animais por hectares, hoje não coloca uma, com o consórcio entre a pecuária e a integração com a lavoura é a solução, para fazer a recuperação do solo para as pastagens ” Afirmou o prefeito.

Estiveram presentes as seguintes autoridades; presidente da Câmara Municipal “Isabel”, vereador “Evaldo”, Vereadora “Onilza”, secretário de obras “Fernando Nicoletti”, gerente da Fazenda Rodansechis, Gerente da Sementes Germinex “Eder”, Presidente da Fundação Chapadão Sr. “Ilton Hernchsen”, Diretor Executivo- “André Piesanti”, Pesquisador FC “Fábio” e gerente da Fazenda Rodeio “Nei”.