Secretária de Saúde de Costa Rica participa em Campo Grande do lançamento do Plano Emergencial de Vigilância do Combate ao Aedes Aegypti
A secretária de Saúde de Cosa Rica – MS, Adriana Tobal, participou na última quinta-feira, 07 de janeiro de 2016, em Campo Grande – MS, do lançamento do Plano Emergencial de Vigilância do Combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A solenidade contou com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Castro, do governador do Estado Reinaldo Azambuja, de deputados Federais e Estaduais, além de prefeitos e gestores de Saúde.
Conforme relatou Adriana Tobal, durante o evento, Costa Rica foi citada pelo ministro Castro por ser uma das cinco cidades a fazer parte do Projeto Piloto no Combate ao mosquito Aedes Aegypti. “É um Município que vem demonstrando preocupação com a população e já realizaram várias ações e vem cumprindo rigorosamente com os indicadores pactuados”, complementou o secretário de Estado Nelson Tavares.
Ainda durante a solenidade, a secretária de Saúde de Costa Rica assinou o Termo Aditivo do COAP – Contrato Organizativo de Ação Pública – que tem como objeto a organização e a integração das ações e dos serviços de saúde sob a responsabilidade dos entes federativos, resultando na integração do plano de saúde destes entes.
“O plano reforça o tom de alerta aos municípios e à população para o combate ao mosquito, que agora também transmite o vírus Zika e o chikungunya. O objetivo é evitar o risco de um possível aumento de casos neste verão”, comentou a secretária Adriana Tobal que defende uma ampla mobilização. “Nós estamos vivenciando uma situação grave, que exige um esforço de todos nós, Governo Federal, Estados, Municípios e de toda a população brasileira. Todos os setores da sociedade têm de estar envolvido no combate ao Aedes Aegypti”, destacou.